Pannunzio Comunicação – Blog do Pannunzio

Folha de S.Paulo: SP reestrutura polícia e fecha delegacias

ROGÉRIO PAGNAN e VENCESLAU BORLINA FILHO, da Folha de São Paulo – O governo de São Paulo deu início a um pacote de mudanças na estrutura da segurança pública no Estado que deve afetar praticamente todas as 645 cidades paulistas e a forma de trabalhar das duas polícias estaduais.

A “reengenharia” do governo prevê o fechamento de delegacias nas cidades com menos de 10 mil habitantes e a aglutinação de distritos nas cidades de maior porte, o que inclui a capital.

Nas cidades pequenas, 43% dos municípios paulistas, a PM vai registrar boletins de casos de menor gravidade -que dispensam ação imediata dos investigadores.

Policiais civis que ficarão nas grandes cidades serão acionados quando houver crimes mais graves, como homicídios e flagrantes.

A reestruturação prevê a criação de polos -como se fossem superdelegacias- para atender a população.

Com o fechamento de pelo menos 96 delegacias no interior, 279 cidades ficarão sem unidades da Polícia Civil. O governo quer completar as mudanças até o final do ano.

“Há cidades que registram 80 ocorrências num ano”, disse o delegado-geral, Marcos Carneiro Lima. “Isso não significa que elas deixarão de ser prestigiadas.”

O plano incluiu a transferência do Detran para a Secretaria de Gestão Pública e a transferência de 1.349 policiais do órgão para a pasta da Segurança Pública.

O objetivo do governo, é otimizar o emprego dos recursos públicos e melhorar a qualidade do serviço de seus 35 mil policiais civis.

O governo iniciou a reestruturação em pelo menos 12 cidades. São João da Boa Vista, por exemplo, com 83 mil habitantes, ficará com apenas uma das seis delegacias existentes. Até agora, quatro já foram fechadas, inclusive a Delegacia da Mulher.

REGISTRO INTEGRADO

Dentro dessa “reengenharia”, o policial militar passará a registrar ocorrências num sistema integrado que os delegados acessarão.

Segundo o comandante da PM, coronel Álvaro Camilo, “num futuro próximo”, todos os policiais militares registrarão BOs no carro oficial.

O presidente do Sindicato dos Delegados, Jorge Melão, disse ser favorável à aglutinação. Para ele, a instalação de delegacias nunca havia atendido critérios técnicos.

“Agora, sobre a falta de policiais, não resta outra alternativa a não ser contratar mais”, disse.

O governo agora tenta convencer lideranças políticas e a sociedade da importância dessas mudanças. “Vamos fazer um trabalho de convencimento e de conscientização. Todos vão ganhar”, disse Carneiro.

via Folha de S.Paulo – SP reestrutura polícia e fecha delegacias – 18/03/2011.

Share the Post:

Join Our Newsletter