Destaques dos jornais de hoje – Folha de S. Paulo

STF anula Ficha Limpa nas eleições de 2010

Com a decisão, políticos barrados pela Justiça Eleitoral poderão tomar posse

Por 6 a 5, o Supremo Tribunal Federal anulou a validade da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010. A decisão beneficia políticos que obtiveram votos para se eleger, mas não assumiram os cargos. A legislação provavelmente valerá só em 2012.
Com o voto do novo ministro, Luiz Fux, o Supremo formou entendimento de que a lei não poderia ter sido aplicada em 2010 por causa do princípio da anualidade, pelo qual a legislação promulgada em um ano apenas entra em vigor no seguinte. (Págs. 1 e Poder A4)

Eliane Cantanhêde
Decisão dói, mas seguiu a lei e não o apelo fácil da demagogia. (Págs. 1 e Opinião A2)

Rebeldes exibem seus presos como troféus
Num “tour” para jornalistas do exterior, prisioneiros governistas foram exibidos ontem como troféus.
A exibição parecia ter dois objetivos: mostrar a força dos rebeldes líbios e que, ao contrário do regime, eles tratam com dignidade os seus inimigos. (Págs. 1 e Mundo A11)

Força Aérea líbia está arrasada, diz coalizão
A coalizão liderada por EUA, França e Reino Unido anunciou ter destruído a Força Aérea da Líbia, abrindo caminho para impor a zona de exclusão aérea.
O ditador Muammar Gaddafi pediu a ajuda do Brasil e do grupo Bric para negociar uma trégua. Na Síria, a ditadura matou 15 opositores em Daraa. (Págs. 1 e Mundo A10)

Água de Tóquio tem radiação acima do normal
Autoridades detectaram radioatividade acima do normal e pediram que bebês de até um ano não bebam água da torneira em Tóquio.
A combinação de terremoto e tsunami deixou ao menos 9.500 mortos e 16 mil desaparecidos. (Págs. 1 e Mundo A16)

Foto legenda: Marinheiros do porta-aviões USS Ronald Reagan, que está na costa do Japão, lavam a pista de pouso para descontaminá-la.

Premiê socialista de Portugal sai após veto a plano
O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates (socialista), renunciou depois que o Parlamento rejeitou o quarto plano de austeridade apresentado pelo governo nos últimos 12 meses. Haverá eleição para compor nova Assembleia. (Págs. 1 e Mundo A19)

Espermatozóide é obtido em laboratório pela 1ª vez
Pesquisadores da Universidade da Cidade de Yokohama (Japão) conseguiram, pela primeira vez, criar espermatozóides de um mamífero em laboratório.
A experiência, desenvolvida com camundongos, visa adaptar a técnica para resolver, no futuro, problemas de infertilidade em seres humanos. (Págs. 1 e Ciência C11)

Alta do álcool faz o consumo cair 40% no país
A disparada do preço do álcool combustível fez o consumo cair 40% no país na semana passada em relação a média semanal de janeiro e fevereiro. A alta desde novembro já é de 22%; os preços não devem cair antes de maio. (Págs. 1 e Mercado B1)

Editoriais
Leia “Movimento aéreo”, sobre a criação da Secretaria de Aviação Civil, e “Educados e desocupados”, acerca de dados de escolaridade e emprego. (Págs. 1 e Opinião A2)

zp8497586rq
Comentários