Brasil muda de posição na ONU e irrita regime do Irã how to get your ex boyfriend back País apoia investigar casos de violação...

Brasil muda de posição na ONU e irrita regime do Irã

how to get your ex boyfriend back

País apoia investigar casos de violação de direitos; Teerã acusa governo Dilma de 'dobrar-se' aos EUA

O Brasil votou favoravelmente no Conselho de Direitos Humanos da ONU ao envio de um relator para investigar a situação das garantias individuais no Irã, informa o correspondente Jamil Chade. A ordem do Itamaraty era a de mostrar que o País terá nova postura em relação ao tema. ONGs e países ocidentais comemoraram a decisão. O Irã acusou o governo de Dilma Rousseff de “dobrar-se” à pressão dos Estados Unidos e insinuou traição. “É mesmo lamentável ver o Brasil adotar essa posição”, disse o embaixador do Irã na ONU, Sayad Sajjadi. Teerã esperava uma abstenção, repetindo o padrão de votação durante o governo Lula. A avaliação do chanceler Antonio Patriota é que a relação entre os dois países é “madura para não ficar refém de uma ou outra decisão”. A proposta teve 22 votos a favor, 7 contra e 14 abstenções. (Págs. 1 e Internacional A12 e A13)

Análise: Mac Margolis
Voto mostra divergência de Dilma com antecessor

Dilma não concordara com a posição brasileira no caso do apedrejamento de Sakineh. Ontem, confirmou suas declarações. (Págs. 1 e Internacional A13)

Procurador teve reunião secreta com pivô de mensalão do DF
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, teve um encontro secreto com o ex-governador José Roberto Arruda em 2 de setembro do ano passado, informa o repórter Leandro Colon. A reunião, de uma hora, entre investigador e investigado ocorreu no gabinete do procurador Alexandre Camanho, fora da sede da Procuradoria-Geral e sem a presença dos advogados de Arruda. O teor da conversa foi o esquema de corrupção no Distrito Federal, mas Gurgel não a relatou nos autos do inquérito conduzido pela subprocuradora Raquel Dodge no Superior Tribunal de Justiça. O procurador-geral disse ao Estado, por meio da assessoria, que teve uma conversa “preliminar” com o ex-governador e que entendeu que não era “útil” transformá-la em depoimento. (Págs. 1 e Nacional A4)

Foto legenda: Na Europa, protestos contra o aperto fiscal
Homem é contido por canhões de água durante protesto contra programas de rigor fiscal de governos europeus em Bruxelas, onde é realizada reunião de cúpula do Conselho Europeu; liderados pela chanceler alemã Angela Merkel, chefes de Estado pressionam Portugal a aceitar socorro financeiro. (Págs. 1 e Economia B10)

Caso Panamericano derruba cúpula da CEF
Maria Fernanda Coelho caiu da presidência da Caixa Econômica Federal. A saída se dá cinco meses após a compra, pela Caixa, de 49% do banco Panamericano, de Silvio Santos, e da fraude contábil envolvendo o balanço divulgado em novembro. O empurrão final para a demissão foi a divergência com o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, por conta do preenchimento de diretorias da Caixa com políticos aliados do Planalto. (Págs. 1 e Economia B1 e B4)

França: ação na Líbia não se estenderá por meses (Págs. 1 e Internacional A14)

Relator vai rever projeto do Código Florestal (Págs. 1 e Vida A18)

'Ficha Limpa será fatiada como salame'
Para o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa poderá ser questionada antes da eleição de 2012. “A lei será fatiada como um salame e será analisada alínea por alínea.”(Págs. 1 e Nacional A6)

Dora Kramer
Estreita vigilância
Conviria à sociedade manter-se mobilizada em torno da validade do preceito geral da Lei da Ficha Limpa e evitar ataques especulativos até 2012. (Págs. 1 e Nacional A8)

Notas & Informações
A difícil decisão do STF
O Supremo deixou em aberto o ponto talvez mais polêmico da Lei da Ficha Limpa. (Págs. 1 e A3)

Washington Novaes
Utopias do Xingu aos 50 anos

how to learn italian

Toma corpo projeto de levar à ONU proposta de reconhecimento do Parque do Xingu como patrimônio da humanidade. Nada mais necessário. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)

zp8497586rq
zp8497586rq
Comentários