Cássio Bruno, do Globo – O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) divulgou o número atualizado de homicídios não solucionados pela polícia no Brasil...

Cássio Bruno, do Globo –

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) divulgou o número atualizado de homicídios não solucionados pela polícia no Brasil até 31 de dezembro de 2007. Com a revisão das informações fornecidas em novembro de 2010 pelos estados, agora são 158.319 assassinatos sem solução. O Rio foi o estado com maior crescimento: de 8.526 em para 60 mil.

Reportagem do GLOBO na segunda-feira mostrou que, dos cerca de 50 mil homicídios ocorridos por ano no Brasil, apenas quatro mil (8%) têm o assassino identificado, segundo estimativa de Julio Jacobo Waiselfisz, coordenador da pesquisa Mapas da Violência 2011, divulgada pelo Ministério da Justiça.

Entre os fatores que prejudicam o esclarecimento dos homicídios, segundo especialistas, estão o sucateamento das delegacias e a falta de infraestrutura das polícias técnicas. O levantamento do número de homicídios sem solução faz parte da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), desenvolvida pelo CNMP, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Ministério da Justiça. O objetivo é agilizar as investigações em parceria com as secretarias estaduais de Segurança Pública.

Entre os estados, Minas Gerais registrou 20 mil inquéritos pendentes. O Distrito Federal, que tinha 1.192, atualmente tem 640 casos ainda sem solução.

– O caso mais grave é o do Rio, apesar de o governo deste estado estar desempenhando um fluxo de trabalho que vai permitir investigar esses crimes (muitos prescritos em 20 anos, tempo previsto no Código Penal) – diz a juíza federal Taís Ferraz, coordenadora do Grupo de Persecução Penal do Enasp.

Felipe Ettore, delegado da Divisão de Homicídios do Rio, que reúne os casos da capital, diz que o estado tem se empenhado para resolver o problema.

Clique aqui para ler a íntegra no site do Globo

Comentários

  • PC SÃO PAULO

    11/05/2011 #1 Author

    Caro Pannunzio,
    É simplesmente mais um capitulo do que todos nós já sabemos; O APAGÃO NA SEGURANÇA PUBLICA DO BRASIL.
    Não sei a que interessa, ter uma POLICIA desmotivada e desvalorizada, aos Politicos, aos Criminosos?????
    Será quem NÃO tem uma autoridade vendo isto?????????

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *