Dilma ameaça vetar se Código Florestal anistiar desmatador Reação do governo a acordo fechado a sua revelia ocorre após a divulgação do aumento do...

Dilma ameaça vetar se Código Florestal anistiar desmatador
Reação do governo a acordo fechado a sua revelia ocorre após a divulgação do aumento do desmate na Amazônia

A presidente Dilma Rousseff ameaça vetar a reforma do Código Florestal se os deputados não recuarem de proposta acertada na semana passada. O texto considera consolidada a ocupação em áreas de preservação permanentes desmatadas até julho de 2008, o que, na avaliação do governo, abre caminho para mais desmatamento. A ameaça de Dilma se dá após a divulgação de que o desmatamento na Amazônia em março e abril cresceu quase 500% em relação ao ano passado. O relator Aldo Rebelo (PC do B-SP) e alguns governistas não aceitam a exigência de proteção de vegetação nativa em parte das propriedades rurais do País e a recuperação de áreas de preservação permanentes às margens de rios e encostas. A votação está marcada para hoje, mas corre o risco de ser mais uma vez adiada. (Págs. 1 e Vida A14)

Operação 'agenda positiva'
Para tirar o governo da inércia por conta do caso Palocci, o Planalto deflagrou operação para emplacar “agenda positiva”. (Págs. 1 e Nacional A6)

MP liga amigo de Lula a 'mensalinho' em Campinas
Relatório do Ministério Público sustenta a ordem de prisão contra 20 suspeitos de participação em suposto esquema de corrupção na Prefeitura de Campinas. Entre os envolvidos está o vice-pref

buy replica bags turkey

eito Demétrio Vilagra (PT). Um dos alvos da investigação é o empresário José Carlos Bumlai, amigo e anfitrião do ex-presidente Lula. (Págs. 1 e Nacional A4)

Naufrágio deixa 4 mortos e 5 desaparecidos
Pelo menos quatro pessoas morreram domingo no naufrágio de um barco no Lago Paranoá, em Brasília. Os bombeiros continuam as buscas por pelo menos cinco pessoas. As investigações indicam que a embarcação estava superlotada e tinha problemas. (Págs. 1 e Cidades C1)

Possível contágio grego na UE derruba bolsas (Págs. 1 e Economia B1)

Chile investiga causa da morte de Allende (Págs. 1 e Internacional A13)

Vulcão da Islândia cancela voos na Europa (Págs. 1 e Internacional A10)

Sob pressão, Zapatero pode cair na Espanha
Vencedor das votações locais de domingo, o Partido Popular, de centro-direita, pediu eleições gerais imediatas e a renúncia do governo de José Luis Zapatero. O Partido Socialista Operário Espanhol foi punido por eleitores insatisfeitos com a crise. (Págs. 1 e Internacional A9)

Notas & Informações
MP 517, uma aberração
Crédito de longo prazo, política energética e desenvolvimento regional são alguns dos temas. (Págs. 1 e A3)

Arnaldo Jabor
O discreto charme da corrupção
“Eu explico o Brasil de hoje. Tenho 400 anos: avô ladrão, bisavô negreiro e tataravô degredado. Homens como eu nunca vão acabar”. (Págs. 1 e caderno2 D10)

Paul Krugman
O fracasso da austeridade
Os países endividados da Europa estão, como era de esperar, sofrendo um novo declínio econômico graças aos programas de austeridade. (Págs. 1 e Economia B3)

zp8497586rq
Comentários