Destaques dos jornais de hoje – Folha de S. Paulo

Dilma privatiza Cumbica e mais dois aeroportos
Decisão inclui Viracopos e Brasília; Infraero terá participação de no máximo 49%

Em reunião sobre a copa-14, a presidente Dilma disse que até dezembro sairá o edital de licitação que entregará à iniciativa privada a administração dos aeroportos de Cumbica (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF).
A participação da Infraero será limitada a 49% nessas unidades, consideradas estratégicas. Com o modelo que definiu, Dilma afirmou que a estatal vai se tornar mais “atrativa” para uma futura abertura de capital.
Segundo o ministro Orlando Silva (Esporte), será permitido eu empresas aéreas nacionais e estrangeiras participem da licitação. O setor privado será responsável pela gestão e por obras de ampliação das unidades.
A grande dúvida dos representantes das empresas é saber o papel da Infraero nos aeroportos concedidos à iniciativa privada. O sindicato as companhias aéreas disse não ter sido consultado sobre a decisão. (Págs. 1 e Mercado)

Foto legenda: Roda presa
No porto de Rio Grande (RS), 6.300 veículos argentinos esperam para entrar no país; sem licenças automáticas, a entrada está levando até 60 dias. (Págs. 1 e B6)

Pela 1ª vez, OMS liga celular a possível efeito cancerígeno
Painel de especialistas da Organização Mundial da Saúde classificou, pela primeira vez, o celular como “possivelmente cancerígeno”. Pesquisas ligaram o aparelho a risco da doença, mas não há conclusão sobre se esse perigo existe ou não.
Pessoas que usam celular durante mais de 30 minutos por dia por mais de dez anos têm risco maior de desenvolver tumores no cérebro, apontou estudo. (Págs. 1, C10 e Saúde)

PMs integram gangues que explodem caixas
A maior parte dos 77 ataques a caixas eletrônicos no Estado de São Paulo em 2011 foi obra de quatro gangues, apurou a Polícia Civil. Juntas, elas têm cerca de 100 bandidos, 26 deles PMs.
Durante os ataques, nove pessoas foram mortas em trocas de tiros – três eram inocentes. (Págs. 1 e C1)

Foto legenda: Perito mostra cédula manchada com tinta de caixa eletrônico que foi explodido por ladrões em mercado em Osasco (SP).

Senadora do PT propõe saída de Palocci do governo
Em almoço com Lula na semana passada a senadora Gleisi Hoffmann, (PT-PR) sugeriu a saída de Antonio Palocci da Casa Civil. O deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) usou – “diamante que custa R$ 20 milhões” – para pressionar pela aprovação do piso salarial para policiais. (Págs. 1 e A4)

Licença da usina de Belo Monte deve sair hoje
O Planalto espera que hoje o Ibama conceda a licença ambiental para o início das obras da usina de Belo Monte, no Xingu. As condicionantes para a liberação foram cumpridas, apurou a Folha. A Funai também deu seu aval. (Págs. 1 e B11)

BB vence Bradesco e assume operação do Banco Postal (Págs. 1 e B4)

Sarney recua e impeachment de Collor volta para mostra no Senado (Págs. 1 e A8)

Delfim Netto: Cenário social e econômico do mundo preocupa (Págs. 1 e A2)

Editoriais
Leia “Faroeste brasileiro”, sobre o assassinato de líderes rurais na Amazônia, e “Corrupção na Fifa”, acerca do escândalo na entidade que dirige o futebol. (Págs. 1 e A2)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *