Crise derruba Palocci; Dilma põe senadora novata na Casa Civil Demissão acontece três semanas após Folha revelar crescimento do patrimônio do petista Presidente nomeia...

Crise derruba Palocci; Dilma põe senadora novata na Casa Civil
Demissão acontece três semanas após Folha revelar crescimento do patrimônio do petista

Presidente nomeia Gleisi Hoffmann (PT-PR) após pesquisas apontarem desgaste do governo

A presidente Dilma Rousseff demitiu Antonio Palocci, 50, após cinco meses e sete dias de governo. Gleisi Hoffmann (PT-PR), senadora que estava em seu primeiro mandato, é a nova ministra-chefe da Casa Civil.
Indicado pelo ex-presidente Lula para ser o principal operador político da gestão Dilma, Palocci teve a credibilidade corroída pelas reportagens da Folha que mostraram a multiplicação de seu patrimônio em quatro anos e o faturamento de R$ 20 milhões de sua consultoria somente em 2010, quando era deputado e comandou a campanha petista à Presidência.
O silêncio de Palocci, que demorou a dar explicações sobre seus negócios e se recusou a identificar seus clientes, alimentou a crise que paralisou o goveno por três semanas. Dilma decidiu demitir seu principal ministro depois de saber que pesquisas já apontavam o desgaste de sua gestão em decorrência da crise. (Págs, 1 e Poder)

Análise: Vera Magalhães

Falta de apoio do PT e risco de CPI foram cruciais. (Pág. 1 e Poder A6)

Demitido plajena agora emagrecer, viajar de férias e retomar empresa (Págs, 1 e Poder A8)

Presidente quer que escolhida seja ‘Dilma da Dilma’ no cargo
Ao convidar Gleisi Hoffmann, a presidente usou a expressão “Dilma da Dilma” para dizer que espera que ela se concentre na gerência do governo, informa Renata Lo Prete.
A presidente avaliou que não funcionou centralizar na Casa Civil a articulação política. (Pág. 1 , Painel, A4 e Poder, A7)

Vulcão cancela voos de empresas aéreas brasileiras
As cinzas do vulcão chileno que entrou em erupção no fim de semana chegram ao RS e podem avançar no Sul do país nos próximos dias. O tráfego aéreo com Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile foi prejudicado. TAM e Gol cancelaram ao menos 51 voos. (Pag. 1 e Cotidiano, C1)

Filhos e netos de Lula devolvem 4 superpassaportes
Dois filhos e dois netos do ex-presidente Lula devolveram neste mês passaportes diplomáticos que haviam recebido irregularmente, informa Matheus Leitão.
A Folha revelou o caso há cinco meses. Outros quatro parentes de Lula ainda têm superpassaportes. (Pág. 1 e Poder, A9)

Receita Federal libera consulta ao primeiro lote de restituição do IR (Pág. 1 e Poder A8)

Editoriais
Leia “Dilma após Palocci”, sobre o desfecho da crise no governo, e
“A conversão de Humala”, acerca do resultado da eleição presidencial no Peru. (Pág. 1 e Opinião A2)

Comentários


Sem comentários ainda.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *