Ministro da articulação nem saiu e PT se digladia pelo cargo get your ex back Luiz Sérgio (Relações Institucionais) ainda está na função, mas...

Ministro da articulação nem saiu e PT se digladia pelo cargo

get your ex back

Luiz Sérgio (Relações Institucionais) ainda está na função, mas já é considerado peça fora do governo

O deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) ainda está na cadeira de ministro de Relações Institucionais, mas é considerado peça fora do governo. Humilhado com o processo sucessório deflagrado por seus companheiros de PT na Câmara, o ministro “por enquanto” tem encontro hoje com a presidente Dilma Rousseff para decidir o futuro da articulação política do governo. Ontem, assessores do Planalto cogitavam os nomes do deputado Pepe Vargas (PT-RS), da ministra Ideli Salvatti (Pesca) e do líder do governo na Câmara, Candido Vaccarezza (PT-SP), como substitutos. O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), condenou a disputa interna pela sucessão de Luiz Sérgio. “Nenhuma movimentação se legitima enquanto ele ainda estiver no cargo”, afirmou. (Págs. 1 e Nacional A4 e A6)

Assessoria de Luiz Sérgio
“Ele não se demitiu, mas não tem apego a cargo nem sabe se fica ou sai”

Lula elogia Palocci
Para o ex-presidente Lula, o País perdeu com a saída do ex-ministro Antonio Palocci. “Não é todo país que tem um quadro político da competência do Palocci”, disse. Mas acentuou que a presidente “tomou uma atitude no momento correto”. (Págs. 1 e Nacional A7)

Itália anuncia que contestará caso Battisti em Haia
Pressionado pela opinião pública, o governo italiano vai recorrer ao Tribunal Internacional de Haia contra a decisão do Brasil de libertar Cesare Battisti. O refúgio concedido a Battisti, condenado à prisão perpétua pela autoria de quatro homicídios, foi duramente criticado. O presidente Giorgio Napolitano afirmou que “negar a extradição de Cesare Battisti tem um significado gravemente lesivo aos acordos subscritos entre a Itália e o Brasil”. (Págs. 1 e Nacional A10)

Entrevista: 'Na prisão, entendi o Brasil'
Em seu primeiro dia em liberdade após quatro anos, Cesare Battisti disse ao repórter Fausto Macedo que sua causa, agora, é a literatura. Ele quer contar o que viu na prisão da Papuda, em Brasília. “Entendi o Brasil através dos relatos dessa gente. Cada preso é uma janela do Brasil”, disse o ex-ativista. Ele é cauteloso em suas declarações: “Não quero que vejam como celebração de um triunfo”. (Págs. 1 e Nacional A9)

Cédula manchada não exigirá extrato
Segundo o Banco Central, os bancos têm em seus sistemas os registros dos saques. Os correntistas devem apenas apresentar a cédula para serem ressarcidos. (Págs. 1 e Cidades C1)

Brasil Foods negocia para aprovar fusão Sadia-Perdigão
O presidente da Brasil Foods, José Antônio Fay, afirmou estar “aberto a negociação” para aprovar a fusão da Sadia com a Perdigão no Cade, informam Raquel Landim e David Friedlander. O processo se tornou desfavorável depois que o relator reprovou o negócio. (Págs. 1 e Economia. B1, B3 e B4)

Estendida moratória para crime ambiental
Prorrogação por 180 dias de decreto que suspende punição, decidida ontem, visa a ganhar tempo para conseguir negociar com o Senado um novo texto para o Código Florestal. (Págs. 1 e Vida A20)

Governo distribui 30% menos camisinhas (Págs. 1 e Vida A18)

Comitê Olímpico elogia Rio e ignora pendência (Págs. 1 e Esportes E1)

Fernando Gabeira
Nuestra América Vermelha
A maioria da América Latina pendeu para a esquerda. Mas suas vitórias eleitorais representam realmente um avanço rumo ao socialismo? (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)

Courtland Milloy
O que une Cuba e EUA
Há muitas maneiras de Cuba e EUA se ajudarem. Em vez disso, a arrogância americana e o orgulho cubano nos privam disso. (Págs. 1 e Visão Global A16)

Dora Kramer
Pedagogia do Amém
Até agora, Dilma parece não ter compreendido como lidar com aliados, aplicando, para afirmar autoridade, a pedagogia do Amém. (Págs. 1 e Nacional A6)

Notas & Informações
O novo desafio de Dilma
A presidente tem de formular um modelo de articulação adequado ao presidencialismo brasileiro. (Págs. 1 e A3)

zp8497586rq
Comentários