Dilma assume articulação e diz ter 'afinidade com política' Na posse de Ideli, presidente afirma que não há 'dicotomia entre governo técnico e governo...

Dilma assume articulação e diz ter 'afinidade com política'
Na posse de Ideli, presidente afirma que não há 'dicotomia entre governo técnico e governo político'

A presidente Dilma Rousseff será a articuladora política do governo no Congresso. Ela aproveitou a posse dos novos ministros das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e da Pesca, Luiz Sérgio, para dizer que comandam as negociações necessárias para a aprovação dos projetos de interesse do Planalto. Na tentativa de deixar claro o recado sobre a nova forma que pretende dar ao governo, após mudar a Casa Civil e a coordenação política, afirmou que não vê “dicotomia entre governo técnico e governo político”, E acrescentou: “A afinidade do meu governo com a política se manifesta no imenso respeito pelo Congresso e pelo Judiciário”. Ela disse ter convicção de que as decisões políticas são a base das opções governamentais. Lembrou que o governo é sustentado por ampla maioria partidária e prometeu respeitar as minorias. (Págs. 1 e Nacional A4)

'Conversem comigo', pede a ministra Ideli

Ideli Salvatti disse que sua função nas Relações Institucionais é diferente da que desempenhou no Senado – onde liderou a “tropa de choque” do governo. Agora, diz que seu trabalho será “conversar e negociar”. (Págs. 1 e Nacional A4)

Dívidas dos Estados terão mudança no indexador
O governo decidiu alterar o indexador dos contratos das dívidas de Estados e municípios negociados com a União nos anos 90. A decisão visa a facilitar um acordo sobre a reforma tributária. Os governadores querem reduzir os juros e o teto do comprometimento mensal de receitas para o pagamento da dívida. O Ministério da Fazenda entende que será preciso alterar a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas o risco é que os parlamentares peguem carona e aproveitem para modificar outros pontos da legislação. (Págs. 1 e Economia B1)

Governo retira urgência sobre sigilo de papeis

cheap glasses online

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), anunciou ontem que será retirado o regime de urgência do projeto sobre o sigilo de documentos públicos, para receber a “colaboração” de ex-presidentes. O governo apoia a manutenção do sigilo eterno para documentos ultrassecretos, a pedido dos ex-presidentes Fernando Collor e José Sarney. A retirada da urgência fará com que a proposta fique nas mãos de Collor em comissão no Senado. (Págs. 1 e Nacional A6)

Universidades podem unificar matrículas
A Universidade de São Paulo, a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade Estadual Paulista querem integrar seus períodos de inscrições e matrículas a partir do ano que vem. As universidades estão estudando uma forma de ter mais controle sobre os processos, para evitar matrículas em mais de uma instituição. Uma das propostas é que as matrículas sejam feitas num só dia ou num mesmo período. (Págs. 1 e Vida A18)

Empresário morre ao cair de bicicleta
O empresário e ciclista Antonio Bertolucci, de 68 anos, morreu na manhã de ontem após ser atropelado por um ônibus de turismo em alça de acesso à Avenida Paulo VI, na zona oeste. Bertolucci era presidente do Conselho de Administração do Grupo Lorenzetti. Segundo testemunhas, o executivo teria caído ao perder a equilíbrio. À noite, ciclistas fizeram uma homenagem a Bertolucci no local do acidente. (Págs. 1 e Cidades C1)

Dora Kramer
A arte do impossível
Ideli pode surpreender. É algo remoto, mas não é impossível que ela consiga administrar apetites no maior ninho de cobras criadas da república. (Págs. 1 e Nacional A6)

Tutty Vasques
Reage, pescador!
O perigo de os pescadores se insurgirem de repente contra a escolha de Luiz Sérgio é dar a entender que estão com saudades da Ideli Salvatti. (Págs. 1 e Cidades C6)

Notas & Informações
A ministra toda ouvidos
Dado o seu pendor para a pugilato político, Ideli Salvatti pôs panos quentes na própria imagem. (Págs. 1 e A3)

Magazine Luiza compra Lojas do Baú Crediário (Págs. 1 e Economia B13)

zp8497586rq
Comentários