O jornalista autoproclamado progressista Paulo Henrique Amorim, apresentador de um ebdomadário domincal na TV do Bispo Edir Macedo e dono do site Conversa Afiada,...

PHA, o Malcolm-XYZ da blogosfera brasileira

O jornalista autoproclamado progressista Paulo Henrique Amorim, apresentador de um ebdomadário domincal na TV do Bispo Edir Macedo e dono do site Conversa Afiada, descumpriu pela segunda vez consecutiva o acordo que assinou para encerrar um processo civil aberto contra ele por Heraldo Pereira, da Globo. PHA afirmou que Heraldo não tem nenhum mérito profissional para estar na bancada do Jornal Nacional além de ser filho de uma família humilde e ser negro. PHA chamou o colega de “negro de alma branca”

O acordo com peso de sentença previa que o blogueiro publicaria em sua página eletrônica e nos jornais Folha de São Paulo e Correio Braziiense uma retração reconhecendo que Heraldo não é empregado de GIlmar Mendes, que é um profissional destacado da Rede Globo e que foi infeliz ao adotar a expressão “negro de alma branca”.

Em decisão datada de Primeiro de março — mas conhecida apenas ontem –, o juiz Daniel Felipe Machado, da Décima-Segunda Vara Cível do Distrito Federal,  intimou o blogueiro a republicar a retração em seu site, “devendo constar em primeiro lugar a  retratação ‘ipsis litteris’, iniciando-se com o título acordado”. O juiz também determinou que, na publicação nos jornais, “o réu deverá se limitar [aos] exatos termos do acordo, sem agregar comentários no mesmo espaço”.

Não foi o que ocorreu. No texto publicado hoje no Correio Braziliense, contrariando a determinação judicial, PHA faz quatro considerações  e ameaça processar todos os que afirmarem que ele foi condenado por injúrias ou racismo. Em uma delas, repete a afirmação falsa que vem veiculando em seu blog de que, ao assinar o acordo, o jornalista da Globo “atestou que a expressão  negro de alma branca não foi usada com o sentido de ofender, nem teve conotação racista”. Ainda não se sabe se o texto foi publicado também pela Folha de São Paulo, que tem edições distintas para São Paulo e para o restante do País.

O advogado Paulo Roque Khouri, que representa Heraldo no processo, vai informar o descumprimento da sentença, que ele considera uma espécie de deboche. “O problema de Paulo Henrique Amorim hoje é com a Justiça do Distrito Federal. Ele está claramente descumprindo a ordem judicial e já teve a atenção chamada por isso pelo juiz da Décima-Segunda Vara Cível. Não se debocha de decisão Judicial”.

Paulo Roque Khouri estranha esse comportamento pois, segundo ele, “o  acordo foi celebrado depois de negociações de alto nível com o advogado do blogueiro, Cesar Klouri”.

A pedido do Blog do Pannunzio, um advogado sem relação com o caso analisou o comportamento de Paulo Henrique Amorim. O especialista questionou até se ele realmente está sendo assessorado por advogados. “Ao que me parece, foi um tiro no pé. Além de não resolver o problema na ação indenizatória, está agravando sua situação na esfera penal, onde é réu e pode pegar até cinco de cadeia pelos crimes de injúria racial e racismo”.

Novo patrocinador

Depois de perder o patrocínio dos Correios na semana passada, o site que vem publicando as injúrias de Paulo Henrique Amorim voltou a veicular anúncios do banco estatal Caixa Econômica Federal. PHA recebia R$ 40 mil por mês dos Correios. O Blog do Pannunzio está em contato com representantes da CEF para saber qual o valor, a justificativa e o período do contrato do blog com o banco, mas ainda não recebeu a resposta.

Comentários

  • mts

    14/03/2012 #1 Author

    PHA vai usar nosso dinheiro encorajado por essa legiao de caes submissos que abanam o rabinho pra ele.

    Qto mais ele passa a mao na grana, mais de 4 os petralhas ficam.

    Eh uma idolatria por quem rouba.

    Os protestantes americanos valorizam quem ganha grana trabalhando, os bajulhadores de petralhas brasileiros valorizam quem ganha grana os roubando.

    Responder

  • glib

    06/03/2012 #2 Author

    Mande notícias a respeito da Privataria Tucana, Lista de Furnas e Sobre o Demóstenes, aquele “moralista” que recebe “presentinhos” do Cachoeira e tem a cara de pau de dizer que não sabia que ele continuava no crime organizado. Será que você é mal informado ou esconde notícias? Quanto ao PHA, concordo, ele pisou na bola e deve se retratar conforme o determinado. Quem sabe a Justiça dê no dedos dele e aumenta a multa!

    Responder

    • Fábio Pannunzio

      06/03/2012 #3 Author

      Vamos lá, então.
      Demóstenes – Acho que as relações são promíscuas sim. Ser amigo de bicheiro não qualifica ninguém. Ao contrário do que você deve estar pensando, eu não dou tucano, nem do DEM, nem do PSD, nem do PT, nem PCdoB, nem de nada dessa selva partidária. Também achei absurda a história da alegada ignorância do senador.
      Privataria – ainda não falei sobre isso porque não terminei a leitura. Acho ótimo que o Amaury tenha conseguido publicar o livro. Conheço parte do material que ele usa desde a CPI do Banestado. Até agora, acho que ele conseguiu fazer uma síntese do assunto.
      Lista de Furnas – É uma falsificação grosseira feita por um estelionatário a serviço de um deputado petista. Não resta nenhuma controvérsia sobre isso.
      PHA – Concordo em tudo.
      Abraço.

    • glib

      06/03/2012 #4 Author

      Legal, Pannunzio!
      Passo a te respeitar depois da tua resposta, visto que mereceste!
      Leio assiduamente os chamados “blogs sujos” mas busco frequentemente o contraponto, dentre os quais o teu blog. Não desejo ser “alienado”. Acho que o papel da imprensa é informar e deixar que o usuário tire suas próprias conclusões. Não gosto de ser “conduzido”. Afirmo que não tenho o teu local de trabalho atual, a Band, visível integrante do PIG e muito aconchegada e defensora dos produtores rurais ( a tal Bancada Ruralista), como uma empresa isenta, mas não te condeno. Como funcionário, certamente tens que noticiar e opinar com muita coisa que discorde. Mas, parodiando antigo humorista, “.. Tô di oio em ocê…) 🙂
      Abraços
      glib

    • Fábio Pannunzio

      06/03/2012 #5 Author

      Muito obrigado, Gil. Fique de olho, sim. Aqui você pode divergir de mim, não tem problema. O que a gente não pode é estigmatizar, generalizar e achincalhar. Um abraço e seja bem-vindo.

    • mts

      14/03/2012 #6 Author

      o bem informado petralha gilb sabe tudo de mensalao.
      Mas prefere apostar que durante 9 anos de governos mensaleiro o partido sujo q ele ama, nao fez nada para reverter a “privataria”. Ele diz isso usando o celular e sua conexao a internet que nao fosse a privatizacao, seria privilegio apenas do lulla e de sua familia de monarcas.
      Documentos em cartorio sobre o que seria a privataria e ninguem do pt fez nada, e o gilb acredita. Tadinho..n e a toa que vota em mensaleiro. Eh um desses inocentes uteis. Adora votar em ladrao.

      A verdade, eh apenas uma. O gilb gosta mesmo eh de mensaleiro. Nao se sabem bem o pq, mas que gosta, gosta.

  • Adriano Ferro de Oliveira

    06/03/2012 #7 Author

    Dá uma forcinha pro Reinaldo, deve ter cópias no Centro de Documentação da Band.

    Responder

    • Fábio Pannunzio

      06/03/2012 #8 Author

      Adriano, eu não posso recorrer ao arquivo da Band para alimentar meu blog. O blog é meu, a Band não tem nada a ver com isso. Mas, pelo andar da carruagem, a fonte do Reinaldo deve ter a reportagem que ele procura. Fico torcendo para que encontre. Um abraço.

  • André

    06/03/2012 #9 Author

    Quantos telefonemas será que ele já deu pra ver se algum “cumpanheiro” limpa a barra dele?rsrs

    Responder

  • André

    06/03/2012 #10 Author

    Isso só pode ser brincadeira.Foi sim um insulto racista.PHA pode até não ser um racista convicto ou ser um racista no dia a dia e conscientemente,mas no caso em questão é óbvio pra qualquer oligofrênico que houve racismo.Evocar a raça pra dizer que o sujeito deve agir do modo X u Y,evocar a raça como único mérito de alguém ocupar o posto Z é sim racismo.

    Agora… o sujeito vai se retratar e faz parecer que a vítima é ele?Faz parecer que é ele quem foi ofendido?

    Será que tudo isso é desespero frente a possibilidade de um dia na vida ter que ser humilde?Não é mais fácil pedir perdão,dizer que de fato foi uma declaração impensada,irrefletida e infeliz e deixar isso pra lá?

    Esse PHA ta demonstrando ter uma alminha patética,desesperada e perturbada,eu heim!

    Responder

  • André

    06/03/2012 #11 Author

    PHA apenas deixou transparecer o que toda essas esquerda , na verdade toda gente de mentalidade coletivista,mesmo que seja de direita ou de que ideologia for pensa.Coletivistas só entendem o mundo como categorias.Não enxergam o indivíduo.Essa gente não dá a mínima,não está nem aí pro gay,pro negro,pra mulher,pro pobre.Essa gente só gosta do negro,da mulher,do pobre,do gay,do índio que são engajados,que militam na e para a causa.Até porque quem respeita o ser humano o respeita de forma geral e não como categoria,respeito o Zé por ele ser humano e não por ele ser negro,gay ou pobre.

    Esses “humanistas” adoram o homem como abstração.Mas na vida real gostam mesmo é de militantes ou idiotas úteis.

    “Amar a humanidade é fácil,difícil é amar o vizinho”

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *