Há quanto tempo o homem chegou ao continente americano ? A teoria mais aceita propõe que a chegada dos seres humanos à América se...

Há quanto tempo o homem chegou ao continente americano ? A teoria mais aceita propõe que a chegada dos seres humanos à América se deu há menos de 15 mil anos. O caminho teria sido o Estreito de Bering, que separa a Sibéria do Alaska, num período de glaciação em que o nível dos oceanos estava muito abaixo do dos nossos dias.

Mas a arqueóloga franco-brasileira Niède Guidón fez descobertas muito importantes ao longo de quase cinco décadas de pesquisas nos sítios arqueológicos da Serra da Capivara, no interior do Piauí. Elas desbancaram a Teoria de Clóvis, que vigorou durante 70 anos, e ajudaram a estabelecer a chegada dos primeiros humanos à América do Sul há ao menos 60 mil anos.

Seu trabalho deu uma contribuição inestimável à arqueologia contemporânea a ajudou a ampliar a compreensão da saga do homem ao redor do planeta. É com ela que PodsCrer conversa neste episódio imperdível para todos os que querem entender quando nós nos fixamos por aqui.

Comentários