Pannunzio Comunicação – Blog do Pannunzio

Aécio Neves é multado por fazer campanha antecipada ao lado de Serra

Estelita Hass Carazzai

O ex-governador de Minas Gerais e candidato ao Senado Aécio Neves (PSDB) foi multado em R$ 5.000 por ter feito propaganda eleitoral antecipada em favor do pré-candidato tucano ao governo de Minas, Antonio Anastasia, em discurso feito ao lado do presidenciável José Serra (PSDB).

A decisão, do TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais), é da última quinta-feira (24). A representação contra Aécio foi proposta pelo PMDB.

Segundo o partido, o ex-governador teria induzido os presentes a votarem em Serra e Anastasia num evento em Montes Claros (MG), ocorrido no dia 7 de junho. “Quem seguir Aécio Neves, quem acompanha Aécio Neves, vota em José Serra e Anastasia”, disse Aécio na ocasião.

O TRE se ateve à menção ao pré-candidato Antonio Anastasia, por considerar que temas ligados à eleição presidencial devem ser julgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Na decisão, a juíza Áurea Santos Perez entendeu que a declaração de Aécio tem a “nítida” e “expressa” intenção de “transferir o prestígio e o reconhecimento políticos de que [Aécio] desfruta no Estado de Minas Gerais em favor do candidato que apoia”.

Em sua defesa, o ex-governador afirmou que o discurso era em resposta a jornalistas que perguntaram se ele incentivaria o chamado voto “Dilmasia” –a escolha de Dilma Rousseff (PT) para a Presidência e Anastasia para o governo estadual. Para a defesa, a declaração não poderia ser considerada pedido de voto, mas um “firme posicionamento em favor da coerência e da fidelidade partidárias”.

Questionada pela reportagem, a assessoria de imprensa de Aécio Neves informou que os advogados do candidato irão recorrer da decisão assim que ela for publicada no Diário da Justiça.

Clique aqui para ler a íntegra no site da Folha

Share the Post:

Join Our Newsletter