Corrupção CPI do Cachoeira Deu no jornal Folha de São Paulo Mensalão Notí­cias Polí­tica

A vez do mensalão

MELCHIADES FILHO

Nada garante que a CPI do Cachoeira venha a empastelar o julgamento do mensalão, ainda que muita gente torça ou trabalhe para que isso aconteça.

É de fato curioso que tenham vazado logo agora grampos coletados anos atrás pela Polícia Federal sobre Demóstenes Torres e outros parlamentares da folha de pagamento do jogo do bicho em Goiás.

Assim como soa estranho que a inapetência investigativa do Congresso seja interrompida por uma CPI governista -tais comissões sempre foram instrumento da oposição.

É digna de nota, também, a voracidade com que a direção do PT convocou a militância a misturar os escândalos (presente e passado) a fim de desqualificar testemunhas e acusadores do esquema de compra de apoio político ao governo Lula.

O inquérito do mensalão, porém, é consistente o bastante para resistir a ataques especulativos. A segunda fase da apuração policial ligou os pontos que faltavam na denúncia original da Procuradoria-Geral. Foi comprovado o desvio de dinheiro público -e não apenas o uso de caixa dois na campanha eleitoral, como alega a narrativa lulopetista.

Cachoeira pode até ter encomendado o vídeo da propina nos Correios em 2005 -episódio que acuou Roberto Jefferson e o levou a relatar o modo de operação do PT à Folha. Mas não foi o bicheiro nem Demóstenes quem drenou R$ 91,9 milhões do Banco do Brasil, forjou empréstimos e contratos para lavar a grana, fez saques na boca do caixa para remunerar aliados e remessas para paraísos fiscais -ações mensaleiras autorizadas e em alguns casos ordenadas pela cúpula petista.

As posses nesta semana de Ayres Britto (STF) e Cármen Lúcia (TSE) representam um golpe para os que apostam na impunidade. As revelações da bem-vinda CPI podem até servir de estímulo para a Justiça agilizar as sentenças de um escândalo que se arrasta há sete anos.

via Folha de S.Paulo – Opinião – A vez do mensalão – 16/04/2012.

Related posts

Xadrez da CPI: Agnelo colocou Perillo em xeque

Fábio Pannunzio

Abuso da corregedoria contra escrivã despida era desnecessário para condená-la

Fábio Pannunzio

Maus dias para a casa de Rio Branco

2 comments

Carlos Lenin Dias 16/04/2012 at 11:09

Vc apoia a CPMI,mas logo a desqualica?!Q apoio,em!?…vamos ao “mensalão”,q venha a “maior corrupção da história Republicana”…pouco importa se,até mesmo a imprensa brasileira,cair no rolo…vc se indomodaria?!Eu tou preparado p/ tudo -e olha q os meus são os marcados p/ rolaraem no cadafalso!

Reply
Big Head 16/04/2012 at 08:55

Gostaria de compartilhar de seu otimismo, Pannunzio. No entanto, confesso que sinto cheiro de pizza no ar… O PT, esperto que é, a priori empolgadíssimo com a possibilidade da vendeta de Lula, já está mais reticente. E com a maioria que tem no Congresso, temo pelo pior: uma CPI chinfrim que venha, pela enésima vez, desmoralizar esse importante instrumento de investigação.

Reply

Leave a Comment