Pannunzio Comunicação – Blog do Pannunzio

Marcha da Maconha causa tumulto em Ipanema

A Marcha da Maconha, realizada neste sábado na orla de Ipanema, terminou em confronto entre policiais militares do Batalhão de Choque e participantes do evento. A passeata teve início às 16h30m no Arpoador e, às 18h30m, quando chegava ao Posto 9, onde aconteceria uma festa com dez DJs, começou o tumulto. PMs usaram bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar os manifestantes.
De acordo com Renato Cinco, organizador da marcha, a confusão foi provocada por policiais que pararam um carro diante do caminhão de som do evento.
— Nosso sucesso incomodou a polícia, que não respeitou o Supremo Tribunal Federal (STF) — disse Cinco, referindo-se ao fato de a Justiça ter autorizado, em junho do ano passado, a realização de passeatas a favor da legalização do uso da droga.
Capitão do 23º BPM (Leblon), Aslan Orrico informou que o carro da polícia bloqueou a passagem do caminhão de som porque o evento deveria terminar às 18h.
— Como já havia passado do horário permitido para a realização da marcha, um carro do Batalhão de Choque parou ali para dispersar a multidão. Logo em seguida, alguém jogou uma garrafa nos policiais, iniciando a confusão — disse Orrico, acrescentando que duas viaturas e 16 PMs foram mobilizados para acompanhar a passeata.
Na confusão, o advogado Thiago Guerra sofreu um ferimento nas costas, e a estudante Fernanda Maia machucou uma perna.
— Eu não estava participando da marcha, ia para um show do Viradão Cultural quando começou o tumulto — disse Fernanda, em tom de indignação.
Segundo a PM, cerca de duas mil pessoas participaram da marcha, a primeira do gênero desde a decisão do STF de liberar manifestações pela legalização do consumo da maconha.

via Marcha da Maconha causa tumulto em Ipanema – O Globo.

Share the Post:

Join Our Newsletter