CPI do Cachoeira Deu no jornal Folha de São Paulo Notí­cias Polí­tica

Venda da Delta para grupo JBS deve ser anunciada hoje

CATIA SEABRA, NATUZA NERY E DIMMI AMORA

A venda da construtora Delta para a J&F, holding do grupo JBS, está prevista para ser anunciada hoje.

Apesar da negociação avançada, a Folha apurou que governo federal está disposto a declarar a empreiteira Delta inidônea, o que esvaziaria ainda mais o atrativo comercial da construtora.

Um ex-diretor da Delta na região Centro-Oeste é apontado por investigações da Polícia Federal como participante do esquema do empresário Carlos Cachoeira.

A PF também indica que dinheiro da construtora foi colocado em empresas fantasmas de Cachoeira. A empreiteira nega envolvimento.

Segundo pessoas envolvidas na negociação, já está montada a arquitetura da venda da construtora. O ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles é um dos cotados para assumir o conselho de administração da empresa.

O governo, porém, não vê a operação de venda com bons olhos. Avalia que o JBS não tem expertise na área de construção e preferiria uma empreiteira no comando.

Pelo acerto, o valor total da operação só será fixado depois que os compradores entrarem na empreiteira para avaliar o patrimônio.

Há duas semanas, o governo iniciou um processo administrativo que pode fazer com que a empresa fique até cinco anos sem realizar contratos com órgãos federais.

A declaração de inidoneidade ameaça um ativo de R$ 1,1 bilhão que a Delta tem a receber somente nos contratos com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), principal contratador da Delta.

São 99 contratos ainda ativos no órgão. Na prática, a maior parte desses negócios pode ser rompida antes do fim caso o governo considera a construtora inidônea.

A avaliação no mercado é a de que, além do risco do rompimento, esses contratos estariam “micados” devido à estratégia da empresa de ofertar, nas licitações, preço muito abaixo dos concorrentes.

A construtora já deixou o consórcio responsável pelo projeto da Transcarioca (corredor expresso de ônibus) e o da reforma do Maracanã.

As dificuldades de obter crédito junto a bancos para se financiar também foram decisivas para a venda.

Sócio majoritário da Delta, Fernando Cavendish admitiu em entrevista à Folha em abril o risco de a empresa ir à falência após a deflagração da Monte Carlo, que levou Carlos Cachoeira à prisão.

via Folha de S.Paulo – Poder – Venda da Delta para grupo JBS deve ser anunciada hoje – 09/05/2012.

Comentários

Related posts

Com mais um governador na mira, CPI terá nesta quarta primeiro embate político

Para Damares, igualdade de gêneros implica mulher apanhar sem reclamar

Fábio Pannunzio

Lei de Acesso à Informação já está vigorando. Blog faz o primeiro teste da transparência das estatais

Fábio Pannunzio

Leave a Comment