Blog do Pannunzio

Cristovam é cotado a vice em uma possível candidatura de Marina Silva

Do Estadão.

Ainda que a senadora Marina Silva (AC) não tenha batido o martelo sobre a sua saida do PT, lideres do PV articulam um leque de apoio que dê envergadura eleitoral à eventual candidatura da ex-ministra do Meio Ambiente ao Planalto em 2010. O presidente nacional da legenda, o vereador José Luiz de França Penna (SP), já fala em diálogos com PSB, PPS, PSOL e PDT. “Vamos marcar alguns encontros e cumprir uma agenda mais pontual para as próximas semanas”, antecipou. “Mas antes precisamos ter uma resposta da Marina Silva sobre se ela aceitará o nosso convite.”

O primeiro passo do partido será a escolha de um nome que componha uma chapa mista com a eventual candidata do PV. Entre lideranças da sigla consultadas pela Agência Estado, o nome do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) é unanimidade. “O PDT é um bom partido e o Cristovam se animou bastante com o convite que fizemos a Marina”, disse Penna. “Resta saber se ele toparia agregar valor à nossa candidatura.”

Outros nomes como o da presidente nacional do PSOL, Heloisa Helena, e o da presidente da Comissão da Amazônia e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, Maria Helena (PPS-RR), também são apostas de membros do partido. “Temos muitas alternativas em mente. Mas nenhuma se compara à de Cristovam. Ele é quase consenso entre os verdes”, avalia uma liderança do PV.

Desde a reunião que selou o convite do PV para que Marina Silva dispute a Presidência da República em 2010, em 29 de julho, Cristovam Buarque já estava cotado pela Executiva Nacional da legenda para ser o vice da ex-ministra em uma eventual candidatura. Além de ser um nome conhecido pelo eleitorado brasileiro – o parlamentar disputou a sucessão ao Planalto em 2006 -, o pedetista agregaria conteúdo ao programa do partido, que pretende passar por uma “refundação” para 2010, diz o líder do PV. Intelectual e professor universitário, Cristovam é um dos maiores entusiastas de um sistema educacional básico de qualidade no País.

Leia mais clicando aqui.

Related posts

Jovem de 22 anos pode ser 34ª vítima da gripe suína no Brasil

Concorrência se acirra após declarações pró-Rafale

Fábio Pannunzio

PMDB põe tropa de choque no Conselho de Ética do Senado

Fábio Pannunzio

Leave a Comment