Blog do Pannunzio

Conselho de Ética volta a se reunir na quarta

Da Folha Online.

O Conselho de Ética do Senado vai analisar nesta quarta-feira os 11 recursos da oposição contra o arquivamento sumário de denúncias e representações que acusam do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), de uma série de irregularidades. Os integrantes do conselho vão decidir, no voto, se os processos contra Sarney devem tramitar no colegiado.

O presidente do Conselho de Ética, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), vai notificar os integrantes do colegiado nesta segunda-feira sobre a reunião. Além de analisar os recursos contra Sarney, os senadores também vão colocar em votação recurso do PMDB contra o arquivamento de representação contra o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).

O tucano é acusado de permitir que Carlos Alberto de Andrade Nina Neto, servidor lotado em seu gabinete, realizasse curso na Espanha recebendo salário do Senado. O PMDB também acusa Virgílio de receber empréstimo do ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia para pagar despesas em Paris, além de ter pago R$ 723 mil pelo tratamento de saúde da mãe –enquanto o regimento da Casa permite gasto anual de R$ 30 mil.

Aliados de Sarney estariam costurando uma espécie de “acordão” para livrar o tucano em troca do arquivamento das acusações contra Sarney. Oficialmente, senadores da base aliada e da oposição negam qualquer acordo. O PSDB, autor da maioria das denúncias e representações, espera que os três senadores do PT que integram o conselho votem em favor da abertura dos processos contra Sarney.

Com apenas cinco das 15 vagas de titulares no Conselho de Ética, DEM e PSDB precisam do apoio dos três petistas para dar andamento às ações contra o peemedebista. Nos bastidores, senadores do DEM também foram procurados por aliados de Sarney para votarem contra a abertura dos processos.

Leia mais clicando aqui.

Related posts

Supremo não deve retomar julgamento de caso Battisti

As 10 perguntas do Blog ao senador Renan Calheiros

Fábio Pannunzio

Peres oferece tecnologia de segurança para Olimpíada no Rio

Leave a Comment