Cidadania Corrupção Mensalão Notí­cias Polí­tica

OAB, sobre Lula X Gilmar Mendes: “desonroso, vergonhoso e inaceitável”

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, qualificou como “desonroso, vergonhoso e inaceitável” o comportamento do ex-presidente Lula, que teria pressionado o ministro Gilmar Mendees a adiar a votação do Mensalão e oferecido proteção ao magistrado na CPI do Cachoeira.  Em nota divulgada no site da instituição, Ophir também cobrou explicações do ex-presidente.

Segue a íntegra da nota:

“O Supremo Tribunal Federal, como instância máxima da justiça brasileira, deve se manter imune a qualquer tipo de pressão ou ingerência. Ainda que o processo de nomeação de seus membros decorra de uma escolha pessoal do presidente da República, não cabe a este tratá-los como sendo de sua cota pessoal, exigindo proteção ou tratamento privilegiado, o que, além de desonroso, vergonhoso e inaceitável, retiraria dos ministros a independência e impessoalidade na análise dos fatos que lhe são submetidos.

São estas condições fundamentais para a atividade do julgador e garantias inarredáveis do Estado democrático de Direito. A ser confirmado o teor das conversas mantidas com um ministro titular do Supremo, configura-se de extrema gravidade, devendo o ex-presidente, cuja autoridade e prestígio lhe conferem responsabilidade pública, dar explicações para este gesto. Ao mesmo tempo, a Ordem dos Advogados do Brasil reafirma a sua confiança na independência dos ministros do Supremo Tribunal Federal para julgar, com isenção e no devido tempo, as demandas que constitucionalmente lhe são apresentadas.”  

Comentários

Related posts

Governo Temer em choque hipovolêmico

Fábio Pannunzio

Brasil crescerá menos, afirma Banco Mundial

PMs de Osasco são presos acusados de matar 2 jovens

6 comments

Aurenio Cipriano 01/06/2012 at 20:08

Em se tratando do Lula não se pode duvidar de mais nada,parece que ele pode tudo,que vergonha Brasil!

Reply
Fabricio Azevedo 30/05/2012 at 14:02

Condenado ? mas não deveria haver o “devido processo legal antes” ? Ou pelo menos uma prova cabal ? Não creio que a simples palavra do Sr. Gilmar Mendes seja prova, até porque, como já lembrado, ele já esteve envolvido em acusações infudadas antes…

Reply
Otavio 28/05/2012 at 23:42

Esse Gilmar e essa revista não são os mesmos da escuta telefonica que a polícia federal desmentiu com aquele senador que está todo enrolado com a justiça?

Reply
Flávio Furtado de Farias 28/05/2012 at 21:22

Não deveria também o Sr. Ophir dizer também:

Se NÃO confirmado o teor das conversas mantidas com um ex-presidente, configura-se de extrema gravidade o relato, devendo o Ministro Titular do Supremo, cuja autoridade e prestígio lhe conferem responsabilidade pública, dar explicações para este gesto.

??????

Reply
renato 28/05/2012 at 20:06

O maior sintoma do “desastre” do Lula foi ver a reação da PTzada hoje na internet.Tentaram todas as explicações possíveis e lançaram mão de dezenas de
links de blogs dóceis.Estavam desesperados.Será que o glorioso iletrado fará parte do grupo que ele mesmo chamou de “aloprados”???

Reply
sossegao abc 28/05/2012 at 19:12

Lula está condenado. E ponto final.

Reply

Leave a Comment