CPI do Cachoeira Deu no jornal Folha de São Paulo Notí­cias Polí­tica

Perillo vai à comissão e diz que se dispõe a prestar depoimento

NATUZA NERY, ERICH DECAT e CARLA GUIMARÃES

Com receio de ser o único governador no foco da CPI do Cachoeira, Marconi Perillo (PSDB-GO) apareceu de surpresa ontem na comissão parlamentar de inquérito e se colocou à disposição para depor aos congressistas.

O tucano quer atingir dois objetivos: evitar o desgaste de ser convocado e prestar esclarecimentos aos deputados e senadores antes de aprovada a quebra de seus sigilos fiscal, financeiro e telefônico -reduzindo assim o poder de contestações da comissão.

Antes da aparição ontem, o governador se reuniu com o presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). Conforme o relato de testemunhas, teria afirmado ao peemedebista que querem salvar os outros governadores e o “deixar na saudade”.

A aparição, porém, irritou o PT e o PMDB, já que o efeito colateral da visita de Perillo foi justamente aumentar a pressão sobre os governadores Agnelo Queiroz (PT-DF) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ), até agora blindados de qualquer convocação.

Por conta disso, o PT promete votar nesta semana a quebra de sigilos de Perillo. Outro efeito colateral da visita foi afastar um possível apoio do PMDB contra a convocação do tucano, parte de um pacto de não agressão.

“Eu vim espontaneamente”, disse o tucano. “Já tive sigilo bancário quebrado no passado, precisa saber se é justo ou não.”

A CPI terá de analisar um esclarecimento, apresentado por acordo entre PT e PMDB, sobre se a comissão pode convocar governadores. Há uma interpretação que essa alternativa só é possível se houver suspeitas de desvio de recursos federais. Do contrário, caberia ao Legislativo local a apuração

O Ministério Público de Goiás abriu ontem investigação sobre servidores do Estado citados em escutas telefônicas da Operação Monte Carlo, que apurou os negócios de Carlinhos Cachoeira. Entre os suspeitos de improbidade estão três secretários do Estado e a ex-chefe de gabinete de Perillo.

Beba na fonte: Folha de S.Paulo – Poder – Perillo vai à comissão e diz que se dispõe a prestar depoimento – 30/05/2012.

Related posts

Jaques Wagner: “posso dizer que Serra é anticristo”

Fábio Pannunzio

Registro desmente Haddad sobre pedido de verba de SP

BESTA também usou arapongas de Cachoeira. O que na Veja é crime, na Privataria é trunfo

Fábio Pannunzio

1 comment

Flavio 30/05/2012 at 08:48

Jogadinha digna do “Doctor Raye” pra aparecer…ninguém pode bater à porta de uma CPI sem ser convocado e pedir pra falar….Mas tem que convocar esse e todos os outros, só que agora com a quebra do sigilo da Delta a fila de governadores envolvidos vai aumentar…

Reply

Leave a Comment