Deu no jornal Mensalão Notí­cias O Globo Polí­tica

Para analistas, Lula é movido por vaidade e apreensão

Um misto de preocupação eleitoral e vaidade é apontado por especialistas em comunicação e ciência política como o pano de fundo das mais recentes movimentações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva — a suposta tentativa de adiar o julgamento do mensalão e o trabalho nos bastidores para viabilizar a CPI do Cachoeira.
Para o professor de Comunicação Política da Universidade Federal de São Carlos, Fernando Antônio Azevedo, Lula e o PT já deram demonstrações de que estão apreensivos com o risco político que representa o julgamento do processo pelo Supremo Tribunal Federal às vésperas da eleição municipal.
— Como foi um grande escândalo político, quando o julgamento começar certamente será o foco de toda a mídia. Em ano eleitoral, ele vai reavivar na memória do eleitor todo aquele processo que teve o PT como principal envolvido há sete anos — afirmou o Azevedo.
Na cruzada empreendida por Lula a favor da CPI, o cientista político e professor da Universidade de Brasília, David Fleischer, vê motivações pessoais, além de políticas.
— Lula tem preocupação sobre como será tratado pela história. Como será lembrado o seu primeiro governo com o escândalo do mensalão. Não tenho dúvida que há muita vaidade e zelo pela própria imagem nesse processo todo —afirmou Fleischer.
Para Fleischer, o ex-presidente viu na CPI a possibilidade desgastar a oposição, ao expor as ligações de políticos como o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) e do governador Marconi Perillo (PSDB) com, Cachoeira. Com isso, ele quer desconstruir a tese de que o PT é o único partido envolvido em escândalos e ainda acertaria as contas com Perillo.
— O Lula odeia o Perillo, porque foi o tucano, que, na época do mensalão, tornou público que havia alertado Lula. Até hoje, o ex-presidente sustenta que só soube do fato pelos jornais.
Para Azevedo, o julgamento levou Lula e o PT a estimular a CPI.
— A impressão que dá é que, quando eles perceberam que o mensalão seria mesmo julgado neste ano, a CPI surgiu como um instrumento para dividir a atenção da mídia.

Beba na fonte: Para analistas, Lula é movido por vaidade e apreensão – O Globo.

Comentários

Related posts

Ação de relator pode rachar CPI do Cachoeira em dois relatórios

Uma pérola sobre Ayrton Senna no Youtube

Fábio Pannunzio

Advogado de Jefferson deve citar Lula no julgamento do mensalão

Bruna Pannunzio

4 comments

Vivi 01/06/2012 at 02:44

O problema é que muitas pessoas interpretam opiniões como se fossem fatos. Opinião é subjetiva, fato é objetivo.
E o que mais fazem os “jornalistas opinativos” é colocar palavras na boca das pessoas, como se elas tivessem o dom de ler seus pensamentos, ou como se soubessem mais sobre os analisados do que eles próprios!
Exemplos: Reinaldo Azevedo e Eliane Cantanhêde.

Reply
Vanessa 31/05/2012 at 10:11

IMHO, o problema é que o ex-presidente realmente acredita que ele é aquela ‘pessoa’ criada por marketeiros, petistas, puxa-sacos e lambe-botas, a jegaiada da besta (ou bestalhada do jeg), toda a gigantesca variedade de assessores, etc: de que ele seria infalível, que pode tudo, que seria inimputável pois ‘o povo’ lhe daria suporte etc etc
Criaram a imagem de um ser superior …. Eles acham que o Lula é Deus …. E o Lula tem certeza!

Só que a realidade é outra ….Ninguém engana a todos TODO O TEMPO!

Eu acho que a imagem que os outros tem do Lula já vem se alterando há algum tempo …. inclusive dos ‘sempre a favor’ …. Mas acredito que o Lula ainda não percebeu isso … E, qdo perceber, levará um segundo baque (similar a descida à planice)

Ser parte do PASSADO é insuportável para ele

Reply
virginia martins 31/05/2012 at 09:23

O que me deixa mais estarrecida, é que ele contraiu uma doença que geralmente faz a pessoa rever todo o trajeto de sua vida e há mudanças sempre significativas no comportamento, modo de pensar, mas com o Lula não. Fez tanta asneira durante seu mandato e nem assim foi o bastante!

Reply
Marcjaguar 31/05/2012 at 12:15

Prezada Virginia

Doenca nenhuma pode ser considerada categoria de pensamento ou processo de auto-purificacao…um cancer nao acomete uma pessoa a fim de faze-la refletir sobre a propria existencia ou torna-la melhor caso tenha a chance de sobrevida.
No caso de Lula, a doenca foi explorada politicamente para que ele possa posar como “o cara que venceu ateh o cancer”….as imagens divulgadas durante o tratamento, feitas pelo “fotografo oficial” (ex-presidente ainda com “fotografo oficial”???….) sao a prova de que Lula ainda nao “desencarnou” (segundo expressao do proprio Lula) do cargo que ocupou ateh 01 de janeiro de 2011.

Conhece a fabula do escorpiao e do sapo? Pois eh….cada um tem a sua natureza. 😉

saudacoes!

Reply

Leave a Comment