Em meio às perdas bilionárias sofridas após a oferta inicial de ações na Nasdaq, em maio, o Facebook lançou nos EUA a própria loja de aplicativos, a App Center.
O lançamento é uma tentativa de se firmar como plataforma de entretenimento e uma aposta de geração de receitas com smartphones.
O acesso à rede social via celulares é crescente. No entanto, o Facebook ainda não consegue ganhar dinheiro com plataformas móveis e patina para transformar a audiência em dinheiro -fator que contribuiu para a desvalorização das ações após a euforia da abertura de capital.
A loja de aplicativos se tornou disponível só para usuários dos EUA. Nas próximas semanas, será aberta gradualmente aos 901 milhões de usuários do Facebook.
O ceticismo de investidores quanto à capacidade do Facebook de gerar receita só cresceu nas últimas semanas.
Em maio, a GM revelou que deixaria de anunciar na rede social, por considerar que a plataforma não dá retorno.
Desde a abertura de capital, no dia 18, as ações Facebook caíram quase 30%.
Colaboraram para as perdas problemas técnicos da Nasdaq no primeiro dia de negociações das ações. A Bolsa informou que dará US$ 40 milhões para compensar os prejuízos, valor considerado baixo por investidores.
Ontem, o “Wall Street Journal” publicou que o banco suíço UBS, por exemplo, pode ter perdido US$ 350 milhões, com as falhas.
A novidade da rede social criada por Mark Zuckerberg, que já perdeu quase US$ 5 bilhões com a queda das ações do Facebook, visa manter usuários conectados por mais tempo, dando menos razões para trocar o site por uma plataforma rival.
A App Center nasce com 600 aplicativos, incluindo o Pinterest, rede de compartilhamento de interesses, e o popular “Draw Something”.
Beba na fonte: Folha de S.Paulo – Mercado – Facebook inaugura loja de aplicativos – 09/06/2012.