Blog do Pannunzio

PSOL quer levar ao plenário decisão sobre Sarney

Da Folha Online.

Sem o aval da cúpula do PSDB e do DEM, o PSOL promete entregar nesta quinta-feira à Mesa Diretora do Senado um requerimento para levar ao plenário a decisão sobre a abertura de investigação contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no Conselho de Ética. O líder do partido, José Nery (PA), já conta com as nove assinaturas mínimas de apoio ao documento.

O documento do PSOL vai ser analisado pela Mesa Diretora e não deve encontrar dificuldades para ser arquivado. Por lá, Sarney conta com o apoio da maioria –inclusive do primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), que evitou votar no colegiado contra Sarney por se sentir desconfortável.

Foram recolhidas assinaturas para o requerimento de senadores do PSOL, PDT, DEM, PSB, PSDB e do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). Nery discutiu ontem com consultores da Casa o teor do requerimento. Há dúvidas jurídicas sobre qual a melhor alternativa para tentar garantir que o recurso seja analisado.

Segundo Nery, o regimento do Conselho de Ética é omisso quanto à possibilidade de recorrer contra decisões do colegiado. Portanto, a oposição foi alertada pelos consultores a argumentar que neste caso valem as regras do regimento do Senado para as comissões.

Pelo regimento do Senado, se algum parlamentar não concordar com a decisão tomada em alguma comissão, ele pode reunir assinaturas e apresentar um requerimento à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) contra o resultado da votação, levando o caso para análise da maioria dos 81 senadores em plenário.

A decisão do PSOL não teve aval do PSDB e do DEM. Segundo o vice-líder do PSDB, Alvaro Dias (PR), os partidos liberaram os parlamentares para apoiar o requerimento. “O partido entende que é uma questão suprapartidária e que os senadores devem decidir pessoalmente”, disse.

Leia mais clicando aqui.

Comentários

Related posts

Gripe suína já fez mais de 700 vítimas no Mundo

TV Câmara tira do ar parte da programação por causa de problemas com empresa que terceirizava mão de obra

Fábio Pannunzio

Mal-estar de Alencar foi reação à quimioterapia

Leave a Comment