Blog do Pannunzio

Decisão do Supremo sobre Palocci define rumos do PT

Da Folha Online.

O PT torce hoje pela absolvição do ex-ministro e deputado federal Antonio Palocci no Supremo para transformá-lo em uma espécie de curinga com vista às eleições de 2010 e ao final da era Lula no Planalto. O Supremo agendou para a sessão de hoje a decisão sobre aceitar ou não a denúncia que acusa Palocci de ter participado da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa e da divulgação indevida desses dados.

Em 2006, o caseiro revelou que Palocci frequentava uma casa em Brasília onde havia festas, negócios obscuros e partilha de dinheiro. À CPI dos Bingos, Palocci dissera nunca ter estado no local. O caseiro teve o sigilo violado pela Caixa Econômica Federal, subordinada à Fazenda, dois dias após ter desmentido o então ministro.

Palocci nega ter sido o responsável pela quebra do sigilo e pelo vazamento dos dados.

Os planos do partido para o ex-ministro, caso ele seja absolvido, se resumem a três caminhos: a volta ao governo, do qual foi o titular da Fazenda e só caiu por causa do escândalo; o posto de coordenador da campanha a presidente da ministra Dilma Rousseff; e a candidatura ao Palácio dos Bandeirantes no ano que vem.

Folha conversou nos últimos dias com vários interlocutores de Palocci. A única unanimidade entre eles é acreditar que o ex-ministro acatará o que o determinar o presidente Lula e se manterá em silêncio quanto ao futuro, apesar de a maioria afirmar que a preferência dele seria voltar ao governo.

“Essa é uma questão que ele vai avaliar posteriormente. Agora o foco é no julgamento”, afirmou o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini.

A despeito dos planos futuros de Lula e do próprio Palocci, a ala majoritária do PT paulista planeja usar a eventual absolvição do petista na tentativa de enfraquecer o fator Ciro Gomes, deputado federal do PSB-CE que tem a predileção de Lula para liderar uma chapa antitucanos em São Paulo.

Leia esta matéria na íntegra clicando aqui.

Related posts

Campanha de Dilma entra em crise após descoberta de suposto dossiê contra Serra

Hora de depor as armas

Fábio Pannunzio

PF vê indício de pagamento para secretário de Kassab

Leave a Comment