Blog do Pannunzio

Blog do Planalto não passa de empulhação eleitoreira

Depois de semanas de testes, um convite aos internautas para delinear o formato, a promessa de uma revolução no campo da comunicação, o Blog do Planalto entrou no ar causando frustração e embaraços para quem tentou acessá-lo. Além da navegação lerda, em alguns momentos praticamente impossível, o site de Lula nem de longe se parece com um blog.

O objetivo declarado — acabar com a mediação e o monopóplio da opinião pela imprensa convencional — não foi cumprido. O primeiro vício é justamente a reposição dos mediadores do outro lado do balcão.O blog é alimentado por uma equipe de jornalistas contratados pela SECOM. Lula não escreve uma linha sequer.

O caminho para esse tipo de advento foi aberto pelo polêmico Blog da Petrobras, que pretensamente inauguraria a nova era da comunicação direta, mas acabou caracterizado como uma fórmula para acabar, isto sim, com os furos de reportagem em que a estatal figurava como alvo.

Para os internautas, a principal diferença entre o blog do Lula e qualquer outro é a ausência da possibilidade de comentar e interagir com os conteúdos gerados pela equipe de assessores. Classicamente, os blogs são um espaço de manifestação em duplo sentido. O blogueiro expressa o que bem entende, o leitor comenta, condena ou aprova o que foi publicado.

Como de resto em todo processo de comunicação mediado (neste caso, mediado pela fonte) o Blog do Planalto não representa nada além de uma nova ferramenta do marketing político de Lula — mais uma empulhação eleitoreira patrocinada pelo pagador de impostos.

Se era só para isso, não precisavam gastar tanto dinheiro em uma página na internet.

Comentários

Related posts

Leia minha coluna no jornal Metro

Fábio Pannunzio

Destaques dos jornais de hoje – Valor Econômico

Senado paga mordomo da casa de Roseana

Fábio Pannunzio

Leave a Comment