Blog do Pannunzio

Lula decide iniciar negociações para compra do caça Rafale

O Brasil deve mesmo comprar os jatos franceses Rafale, fabricados pela francesa Dassault, em um negócio avaliado em R$ 7 bi. A decisão foi antecipada pela Presidência da República ao distribuir, no Palácio da Alvorada, a íntegra de um comunicado conjunto dos presidente do Brasil e da França..

Segundo a nota, Lula e Sarkozy “decidiram fazer do Brasil e da França parceiros estratégicos também no domínio aeronáutico, onde (SIC) ambos os países possuem vantagens importantes complementares.

Sarkzy comunicou a Lula que seu país tem a intenção de adquirir dez unidades do futuro avião de transporte militar KC-390 e “manifestou a disposição dos industriais franceses de contribuir para o desenvolvimento dessa aeronave”.

O comunicado afirma, ainda, que “levando em conta a amplitude das transferências propostas e das garantias oferecidas pela parte francesa, o presidente Lula anunciou a decisão da parte brasileira de entrar em negociação com o GIE Rafale para aquisição de 36 aviões de combate.”

De acordo com o ministro das Relações Internacionais, Celso Amorim, ainda não se sabe se a decisão política encerra juridicamente a concorrência, que tem mais dois competidores — a Boeing e a Saab. “Houve a decisão de iniciar a negociação com o fornecedor francês e de não iniciar o mesmo processo com os outros dois candidatos”, disse o ministro no final do encontro entre Lula e Sarkozy no Palácio da Alvorada.

Comentários

Related posts

Vereador agride jornalista em cidade no Mato Grosso

Governistas articulam votação de parecer que defende ingresso da Venezuela ao Mercosul

Rosso assume governo do DF com a missão de provar que intervenção é desnecessária

Leave a Comment