Blog do Pannunzio

Senado também vai tentar retirar pedido de urgência do pré-sal

A reirada do pedido de urgência para os projetos que definem o novo marco regulatório do pré-sal na Câmara dos Deputados também pode ser sugerida no Senado.

A possibilidade foi levantada pelo líder do governo na Casa, senador Romero Jucá (PMDB-RR). Segundo ele, a ideia é levar a questão à oposição. “Se for possível construir uma negociação e um calendário comum, ótimo”, afirmou ao dizer que a matéria “é extremamente importante para o Brasil e precisa tramitar rapidamente”.

No entanto, Jucá não vai permitir que o embate político atrapalhe a questão. “Se a gente verificar que a posição da oposição é não votar, vamos apelar para o pedido de urgência constitucional porque é um instrumento da democracia e vai apressar a votação da matéria”.

O pedido de urgência é estipulado em 45 dias. A grande discussão é que os 90 dias constitucionais (45 para a Câmara dos Deputados e outros 45 para o Senado) foram considerados insuficientes para apreciação de um projeto que levou anos para ser construído.

Um acordo entre o presidente da Câmara, Michel Temer, e o presidente Lula, retirou o pedido, estendendo o prazo em 15 dias para estudo por parte dos deputados desses quatro projetos do pré-sal.

Segundo Temer, a mudança de posicionamento de Lula, anunciada hoje, foi baseada “na harmonia e na sensibilidade”, que fizeram com que o presidente da República homenageasse o parlamento “seguindo na trilha de homenagem do Legislativo”.

Um pouco mais cedo, o líder petista Aloizio Mercadante (SP), afirmou não ver necessidade de extensão do prazo, já que a matéria já vem, em parte, estudada pelos colegas na outra Casa.

Related posts

Tucanos querem renúncia de Sarney

Fábio Pannunzio

Se STF mandar, Lula vai ter que extraditar Battisti, diz Peluso

Fábio Pannunzio

Depois de convalidar, Sarney decide anular ato que previa contratação de ex-namorado da neta

Leave a Comment