Pannunzio Comunicação – Blog do Pannunzio

Zé Dirceu e tempo que cura, mas também corrompe

zedireceumariaantoniaOs cientistas políticos, historiadores, psicólogos e psiquiatras terão muito o que estudar até entender o que aconteceu nos 17.106 dias que se passaram entre 2 de outubro de 1968 e 3 de agosto de 2015. Eles demarcam o início e o fim de um processo de metamorfose que transformou uma das maiores promessas da política brasileira num notório corrupto.

A lagarta que encarnava Zé Dirceu na Rua Maria Antônia poderia ter parido a borboleta que iria mudar para sempre a vida da República. Ao invés disso, deu às trevas o grande articulador de todos os esquemas engendrados para conspurcar a decência e a ética — o Zé Dirceu do Mensalão, Petrolão e do que mais vier a ser revelado no futuro.

O que houve entre a Noite das Garrafadas e o dia em que Zé Dirceu baixou a carceragem da PF pela segunda vez ? Como um líder da envergadura do ex-chefe da Casa Civil mais poderosa da República desembarca assim no Reino de Hades da corrupção ? O que fez com que o virtual sucessor de Lula no Planalto virasse um bandido comum, um execrável lobista sem nenhum escrúpulo ?

Não tenho a resposta, e provavelmente ninguém a terá nos próximos muitos anos. Até que a gênese dessa máquina petista de corromper e criar esquemas tortuosos em escala industrial seja desvendada. Afinal, as perguntas que permanecem em aberto são bem simples: Será que esses caras fizeram isso tudo só para se locupletar ?

Cadê o patriotismo dos discursos ? Cadê o altruísmo dos idealistas dos anos 60 e 70 ? Onde foi parar a coragem dos que enfrentaram o regime de exceção com armas na mão ? Afinal, era só isso que eles queriam ? Tudo isso para roubar o dinheiro do povo explorado que eles diziam defender ?

Dizem os filósofos e os poetas que o tempo tem um efeito saneador. Que pode aplacar as dores, curar os amores desfeitos e aplacar o ódio irracional. No caso de Dirceu, o tempo parece ter contribuído apenas para torná-lo pior a cada dia. Aplacou sua verve. Colocou-o a serviço do crime organizado. Transmutou em capo mafioso um talentoso líder político.

Por que?

 

Share the Post:

Join Our Newsletter