Blog do Pannunzio

Lula: O Mundo reconheceu a vez do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chorou nesta sexta-feira após a vitória do Rio de Janeiro na eleição do COI (Comitê Olímpico Internacional) para sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e disse que “mundo reconheceu a vez do Brasil”.

Antes da eleição final contra Chicago, Madri e Tóquio, Lula disse que a economia sólida e o bom desempenho frente à crise financeira mundial eram boas garantias de que o Rio de Janeiro estaria pronto para ser sede dos Jogos.Com a vitória, o presidente voltou a destacar o bom momento do país internacionalmente.

“Essa vitória é uma retribuição a um povo que muitas vezes só aparece [de forma negativa] na imprensa e nas páginas dos jornais. Os que pensam que o Brasil não tem condições de receber os Jogos vão se surpreender”, disse Lula, chorando.

“Esse país precisa de chance. Prevaleceu a razão, a paixão e a verdade. Finalmente o mundo reconheceu a hora e a vez do Brasil. O Brasil merecia realizar uma Olimpíada”, continuou o presidente brasileiro.

Votação

Na primeira rodada de votação de hoje, Chicago, que era considerada favorita, foi eliminada. Na segunda, foi a vez de Tóquio sair da disputa. Na decisão, o Rio venceu Madri por 66 votos a 32, diferença bastante expressiva.

Sites especializados como o “Game Bids” e o “Around The Rings” colocavam a capital fluminense como a principal favorita, com ligeira vantagem sobre Chicago. A cidade norte-americana, porém, era a favorita em casas de apostas, seguida pelo Rio.

Entre os quatro países com cidades candidatas, o Brasil era o único que ainda não havia recebido nenhuma Olimpíada. O caráter inédito da candidatura carioca foi bastante ressaltado na apresentação feita pelo Rio de Janeiro antes da votação.

Comentários

Related posts

Durval Barbosa afirma que não aguentava mais os “achaques” de Arruda e Paulo Octávio

Fábio Pannunzio

Destaques dos jornais de hoje – Valor Econômico

Decisão do Supremo sobre Palocci define rumos do PT

Leave a Comment