Blog do Pannunzio

Estudo revela que governo Lula contratou 57 mil funcionários públicos desde 2003

Da Folha Online.

O número de funcionários públicos federais aumentou em 57,1 mil de 2003 a 2009, segundo estudo do Ministério do Planejamento divulgado nesta terça-feira.

Nesses seis anos, foram autorizadas 160,7 mil novas vagas, mas, com aposentadorias, falecimentos e outras exclusões, o ingresso líquido ficou em 57,1 mil. Com isso, a administração federal tem 542.843 servidores ativos, o maior número desde 1996.

De acordo com o estudo, o setor com maior aumento líquido no número de servidores ativos foi o de educação, seguido por Justiça e segurança pública, e órgãos como AGU (Advocacia-Geral da União) e Ministério da Fazenda.

Na educação, foram 29,2 mil novos servidores, sendo 14,8 mil professores. “Ressalte-se que o número de vagas nas universidades federais mais que dobrou no período, porém a quantidade de docentes e técnicos administrativos não acompanhou esse crescimento, o que indica ganhos de produtividade”, afirma o estudo.

Para Justiça e segurança pública, foram 7,6 mil novos servidores, crescimento de 37% do total de funcionários. A AGU teve um aumento líquido de 7,2 mil servidores no período, sendo 1,1 mil novos procuradores federais e 989 advogados da União.

Comentários

Related posts

Senado mantém 214 cargos de diretoria após prometer enxugamento, diz site

Senador Almeida Lima vai presidir CPMI do MST

Criticado até por marqueteiros, horário eleitoral custa R$ 850 milhões

Leave a Comment