Blog do Pannunzio

Relator da ONU defende ação do MST no Brasil

O advogado belga Olivier De Schutter, relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Direito à Alimentação, defendeu ontem em Brasília a estratégia do Movimento dos Sem-Terra (MST) de ocupar terras e exigir sua destinação para a reforma agrária. “É uma forma de chamar a atenção para o problema”, disse De Schutter em entrevista coletiva, segundo informações da Agência Brasil.

O relator também fez referências à concentração fundiária no País, que, além de ser alta na comparação com outros países, aumentou nos últimos anos, conforme levantamento estatístico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em setembro. “A concentração fundiária é um problema no Brasil”, apontou De Schutter.

O relator da ONU veio ao Brasil para participar de um seminário internacional sobre direito à alimentação, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, e para coletar dados para um estudo sobre problemas relacionados à alimentação ao redor do mundo. Segundo suas declarações, o acesso à terra é uma das questões centrais no debate sobre a produção de alimentos.

Related posts

Governo define projeto para hidrelétrica de Belo Monte

Oposição vai trocar relatoria da CPI das Ongs por instalação da CPI da Petrobras

Fábio Pannunzio

Destaques dos jornais de hoje – O Estado de S. Paulo

Leave a Comment