Blog do Pannunzio

Expedito Júnior entra com recurso no Senado para tentar salvar mandato

O senador Expedito Júnior (PSDB-RO) apresentou nesta terça-feira recurso à Mesa Diretora do Senado na tentativa de manter seu mandato na Casa Legislativa.

No recurso, ele pede que tenha direito de apresentar defesa na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e no plenário antes que a Casa cumpra a determinação do STF (Supremo Tribunal Federal), que mandava o Senado cassar imediatamente o seu mandato

O senador argumenta que o regimento da Casa e a Constituição Federal lhe asseguram o direito de defesa mesmo com a decisão do Supremo. “Peço que sejam atendidos os artigos da Constituição e do regimento interno [do Senado], que concedem legítima defesa, o que foi negado. Não estou querendo protelar o processo, mas se eu tenho esse direito, que eu seja atendido.”

Expedito Júnior disse que João Capiberibe também teve o direito à legítima defesa depois do julgamento pelo Supremo, por isso acabou retornando à Casa.

O deputado disse que pretende apresentar sua defesa aos parlamentares como parte do processo, se tiver o pedido aprovado pela Mesa, que está reunida hoje para avaliar o caso.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou o mandato de Expedito Júnior em junho, mas o Senado não cumpriu a determinação do tribunal. Na semana passada, o STF determinou a cassação imediata do parlamentar.

O tucano foi cassado por compra de votos e abuso do poder econômico durante as eleições de 2006.

Apesar da decisão do tribunal ter saído em junho, uma determinação da Mesa Diretora do Senado resolveu segurar o mandato do senador até que terminassem todas as chances de recurso.

Comentários

Related posts

Suplente de vereador encerra greve de fome

Fábio Pannunzio

Dia de faxina no TJ de Mato Grosso. Mais um desembargador é aposentado compulsoriamente pelo CNJ

Fábio Pannunzio

Internautas não conseguem acessar Blog do Planalto

Fábio Pannunzio

Leave a Comment