Blog do Pannunzio

Da guerra à paz — Obama recebe o Prêmio Nobel

Ross Colvin- Agência Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou nesta quinta-feira a Oslo para receber o Prêmio Nobel da Paz, em meio a críticas de que não merece a honraria por ter ampliado a guerra do Afeganistão e por ter poucos sucessos a apresentar na política externa.

Obama é o terceiro presidente em exercício dos EUA a receber o Nobel da Paz, depois de Theodore Roosevelt e Woodrow Wilson. Jimmy Carter ganhou o seu duas décadas depois de deixar o cargo.

O presidente recebe o prêmio na prefeitura de Oslo, numa cerimônia que começa às 10h, horário de Brasília. Assessores dizem que, horas antes de viajar, o presidente ainda preparava o discurso, que deve ter entre 20 e 25 minutos.

Há nove dias, Obama determinou o envio de 30 mil soldados a mais para a guerra contra o Taliban no Afeganistão. A proximidade com a entrega do Nobel é “uma interessante coincidência da história”, da qual o presidente tem ciência, segundo uma fonte do governo.

Algumas pesquisas mostram que muitos norte-americanos estão orgulhosos do prêmio a Obama, mas que a maioria não o considera merecido. A popularidade do presidente, no cargo há menos de um ano, já caiu para 50 por cento ou menos, e há grande inquietação nos EUA a respeito da economia.

A concessão do prêmio a Obama, anunciada em outubro, surpreendeu muita gente, inclusive na Casa Branca. O comitê Nobel disse que Obama o merecia por “seus extraordinários esforços para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos”, além das suas ideias em prol do desarmamento nuclear.

Críticos consideraram a decisão prematura, dado o fato de que neste quase um ano de mandato Obama tem poucos avanços concretos a oferecer no campo da política externa, onde se defronta com os desafios da guerra do Afeganistão e dos programas nucleares de Irã e Coreia do Norte.

Na semana que vem, Obama será um dos mais de cem governantes que participarão da cúpula climática da ONU na vizinha Dinamarca.

Comentários

Related posts

Dançarina do Mensalão do DEM é devoradora de cabeças de repórteres

Fábio Pannunzio

Guerreira

Fábio Pannunzio

Senado muda texto da reforma e aprova eleições diretas para substitutos de cassados

Leave a Comment