Blog do Pannunzio

Censura: ainda faltam os blogs. O monstro não está morto

A desistência da ação movida pela família contra o Estadão nem de longe afasta o risco da banalização da censura no Brasil. Antes, revela um ato de vontade dos autores da ação, ao arbítrio de quem fica a decisão de calar ou não um veículo de imprensa do jornal.

A verdade é que a volta da censura não é apenas uma ameaça distante. Ela já faz parte do cotidiano da nossa vida institucional. Qualquer cidadão que se julgue criticado ou ofendido pode, pela via das ações cautelares, impedir a publicação de informações de interesse público.

Prova disso são as decisões que mantêm sob censura quatro blogs brasileiros. Este mesmo, o Prosa e Política, a Página do E e o Blog da Alcinéa, o último censurado também pela família Sarney.

Cabe ressaltar que três dos quatro blogs cujos conteúdos estão embargados foram censurados por políticos, sendo que dois deles estão sendo processados pelo deputado estadual matogrossense José Riva, um homem cuja folha corrida, ilustrada por mais de 100 processos, é amplamente conhecida.

Qanto ao Blog do Pannunzio, nosso advogados pediram hoje a cassação da liminar concedida pela justiça do Paraná à esposa do chefe de uma organização criminosa cujo nome estamos proibidos de mencionar.

Os blogs censurados estão permutando o material que não podem divulgar. Desta forma, assegura-se ao leitor o direito de acessar a informação enquanto recorremos contra as proibições que nos foram impostas.

Related posts

Explica isso, José Geraldo Riva

Genoino é confirmado como assessor especial de Jobim

PT e oposição podem isolar PMDB no Conselho de Ética

Fábio Pannunzio

Leave a Comment