Pannunzio Comunicação – Blog do Pannunzio

Destaques dos jornais de hoje – Estadão

O Estado de S. Paulo

Manchete: Câmara do DF cassará 3 para evitar intervenção

Deputados aparecem em vídeo recebendo propina

A Câmara Legislativa está decidida a cassar o mandato de pelo menos três dos oito deputados distritais envolvidos no escândalo do “mensalão do DEM” para tentar evitar a intervenção federal no governo do DF. Leonardo Prudente (sem partido, ex-DEM), Eurides Brito (PMDB) e Júnior Brunelli (PSC), deputados que foram filmados ao receber maços de dinheiro do ex-secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal, Durval Barbosa, deverão ser acusados de falta de decoro parlamentar pelo corregedor da Câmara, Raimundo Ribeiro (PSDB).

Ao mesmo tempo, os deputados distritais também decidiram aprovar abertura de processo de impeachment contra o governador afastado José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), preso desde quinta-feira na Polícia Federal. (págs. 1 e A7)

Vice volta a falar em renúncia

Isolado, o governador em exercício do Distrito FEderal, Paulo Octávio, voltou a admitir ontem que a solução para a crise política pode ser mesmo entregar o cargo. Paulo Octávio tentou ontem, em vão, obter o apoio do senador Demóstenes Torres, que defende sua expulsão do DEM. “Se o meu partido não me apoia, o que esperar dos outros?” (págs. 1 e A7)

Rússia alia-se a França e EUA contra avanço nuclear no Irã

A Rússia deu ontem o mais significativo sinal de que apoia a pressão por novas sanções contra o Irã, ao assinar com EUA e França carta que qualifica o avanço iraniano de “totalmente injustificado”. Endereçado à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o documento vazou à imprensa e foi prontamente rebatido pelo presidente Mahmoud Ahmadinejad. Países que impuserem sanções ao Irã “sofrerão retaliações e se arrependerão”, prometeu o iraniano. (págs. 1 e A8)

Produtividade afeta criação de empregos na indústria

O aumento da produtividade dos trabalhadores durante o período de retomada da atividade industrial está impedindo a criação de empregos na mesma proporção e velocidade da recuperação. Essa tendência aparece numa pesquisa da Fiesp: de 365 empresas consultadas, 76% esperam aumento de produção neste primeiro semestre e só 6% falam em queda. Já em relação às novas contratações, 51% pretendem fazê-lo e 49% não têm planos. (págs. 1 e B1)

Haddad defende promoção por mérito

O ministro da Educação, Fernando Haddad, defende a valorização dos docentes e reconhece que o próximo governo precisa avançar em três questões: avaliação dos professores, melhoria da qualidade de ensino médio e integração de programas para a primeira infância. Em entrevista a Lisandra Paraguassú, o ministro diz que já conversou sobre o último tema com a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff. (págs. 1 e A11)

Partidos se apressam para conter dívidas

Representantes dos partidos na corrida presidencial estão tentando pôr as contas em dia para evitar rombo em seus cofres após a eleição. PT e PSDB encerraram a campanha presidencial de 2006 no vermelho. Agora, o PT registra débito de R$ 36 milhões e o PSDB mostra endividamento de cerca de R$ 4 milhões. Já o PSB informa não ter dívidas significativas e o PV diz ter contas “modestas e equilibradas”. (págs. 1 e A4)

Notas e informações: Punição à corrupção

Projeto que prevê sanções financeiras pesadas a pessoas jurídicas envolvidas em atos de corrupção é um avanço em relação à legislação em vigor. Infelizmente, não faz parte das prioridades do Planalto. (págs. 1 e A3)

Nas estradas pouca lentidão (págs. 1 e C10)

Share the Post:

Join Our Newsletter