Blog do Pannunzio

Destaques dos jornais de hoje – Valor Ecônomico

Foto legenda: Reforço no balcão
Aumento da renda do brasileiro eleva vendas das grandes redes de farmácias, que aceleram planos de expansão. A Drogaria São Paulo deve abrir mais 40 lojas em 2010, diz Gilberto Ferreira. (págs. 1 e B4)

EUA querem “negócios, não guerra”

O secretário de Comércio dos EUA, Gary Locke, chegou a Brasília com a seguinte mensagem: “Queremos fazer negócios, não guerra”. Esse foi o tom das conversas do emissário de Barack Obama com os ministros do Desenvolvimento, Miguel Jorge, e da Casa Civil, Dilma Rousseff, e também com o secretário-geral do ministério das Minas e Energia, Márcio Zimmerman. Em um intervalo entre as reuniões, Locke falou ao Valor e sugeriu que pode estar próximo o atendimento a uma antiga reivindicação brasileira, o fim da taxa sobre importações de etanol.

Em “poucos dias” virá ao país uma delegação americana para tentar demover o Brasil da decisão de aplicar sanções contra empresas dos EUA em retaliação a subsídios aos produtores americanos de algodão. O objetivo é evitar o conflito, com a ideia de que numa guerra comercial ninguém ganha. (págs. 1 e A3)

São Bernardo preserva as marcas de Lula

A nove meses do fim do mandato presidencial, sem a perspectiva de novas lideranças sindicais da região ascenderem ao topo da política nacional, São Bernardo do Campo prepara um “tombamento” em vida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O processo começou pelo antigo estádio de Vila Euclides, agora chamado de 1º de Maio. O prefeito da cidade, Luiz Marinho (PT), anunciou o plano de criar no local, tombado provisoriamente, o Museu do Trabalho. No diretório do PT, cujo andar superior esteve prestes a abrigar uma pizzaria, o presidente terá suas mãos impressas em tinta nas paredes. No Sindicato dos Metalúrgicos, o prédio carece de reformas, mas ninguém ousa mexer nas marcas de balas nas paredes, relíquia da época da intervenção, em 1980. (págs. 1, A6 e A7)

Fundos de capital de risco definham com falta de empréstimos (págs. 1 e B12)

“Ponte aérea”
Transporte aéreo de passageiros entre o Brasil e os Estados Unidos deverá crescer a uma média anual de 7% até 2030 e já atrai o interesse de companhias americanas. (págs. 1 e B4)

Investimentos calçadistas
Mercado interno em alta, tarifa antidumpmg contra produtos chineses e recuperação das exportações animam os fabricantes brasileiros de calçados a retomar planos de investimento em expansões. (págs. 1 e B6)

CSN projeta o futuro
Benjamin Steinbruch, controlador da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), retoma planos de abrir o capital de suas empresas, divididas em áreas de negócios. As ações da empresa subiram 3,92% ontem. (págs. 1, B10 e D2)

Classificação do trigo
Produtores defendem mudanças na proposta do governo para reclassificação do trigo para efeitos de preço mínimo. Objetivo da medida é melhorar a quantidade do cereal produzido no Brasil. (págs. 1 e B13)

Recomposição de preços
Os preços internacionais da carne bovina se mantêm em recuperação, após uma fase de mercado deprimido em decorrência da crise. Na Europa, as cotações já estão perto das médias de 2007 e 2008. (págs. 1 e B14)

Febraban busca presidente
Aos 43 anos de existência, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) vai profissionalizar sua gestão. Um executivo de mercado – e não um banqueiro – deverá suceder Fábio Barbosa na presidência. (págs. 1 e C1)

Guerra do consignado
Os bancos médios conseguiram liminares no Rio Grande do Norte e Paraíba contra a exclusividade do BB no crédito consignado aos servidores. (págs. 1 e C11)

Chuvas atingem balanço
Queda de barreira e alagamentos provocados pelas chuvas no fim de 2009 levaram a América Latina Logística (ALL) a enfrentar um de seus piores períodos. O prejuízo no quarto trimestre foi de R$ 63,7 milhões. (págs. 1 e D4)

Ideias
Martin Wolf: superávits em conta corrente da Alemanha impossibilitam eliminação de déficit fiscal dos vizinhos. (págs. 1 e A13)

Ideias
Carlos Lessa: país continuará recebendo capitais especulativos ciganos. (págs. 1 e A13)

Comentários

Related posts

Mega sena vai ser dividida entre 38 sortudos de bolão

TRE-DF pode cassar Arruda hoje por desfiliação partidária

Parei o Arrudômetro

Fábio Pannunzio

Leave a Comment