Blog do Pannunzio

Câmara Legislativa tenta evitar constrangimento de dar posse a distrital preso

Lilia Tahan

Os distritais não querem passar pelo constrangimento de dar posse a um colega preso. Apesar da divulgação de parecer da Procuradoria-Geral da Câmara Legislativa a favor do direito de Geraldo Naves (DEM) em assumir a vaga de titular, os deputados evitam publicar a convocação do suplente. Ela poderia ter ocorrido logo em seguida à renúncia de Júnior Brunelli (PSC), no último dia 2. Pelo regimento interno da Casa, o prazo máximo para essa chamada é de 48 horas. Mas, para adiar um possível desgaste político, a Mesa Diretora ainda não resolveu o que fazer.

A opinião da Procuradoria no caso de Geraldo Naves (foto) só aumentou a tensão sobre o assunto na Câmara. Os distritais estão divididos entre os que não aceitam, em hipótese alguma, a convocação do substituto encarcerado e aqueles a favor da publicação do ato, mesmo que a consequência possa precipitar a posse de um deputado em circunstâncias inusitadas. As duas correntes, no entanto, se chocam com os interesses do pretendente a distrital.

O suplente não abre mão da vaga de titular. Mas vai usar todo o tempo que tiver para não ser o primeiro deputado em Brasília a tomar posse de dentro da Papuda. Pretende, antes,se livrar da cadeia. Na tarde de terça-feira, a defesa do político entrou com pedido de relaxamento da prisão preventiva. O recurso ainda não foi julgado. “Se ele tem um prazo previsto no regimento interno, por que não usá-lo? Ele quer retornar à Câmara como saiu de lá, limpo”, diz o advogado Ronaldo Cavalcanti. Geraldo Naves teve a prisão preventiva decretada por suspeita de participação na suposta tentativa de suborno do jornalista Edson Sombra. A denúncia também levou à prisão José Roberto Arruda e mais quatro assessores próximos ao governador afastado.

Clique aqui para ler a íntegra no site do Correio

Related posts

Os pedágios e a malandragem tucana

Fábio Pannunzio

Legislativo uruguaio autoriza adoção por casais homossexuais

Governo estuda manter IPI reduzido

Leave a Comment