Blog do Pannunzio

Destaques dos jornais de hoje – O Globo

Governo propõe mudanças três anos após caos aéreo
Planalto envia ao Congresso, enfim, projeto para proteger consumidor

Passados mais de três anos do caos aéreo, que provocou prejuízos a milhares de brasileiros, o governo enviou ontem ao Congresso Nacional um projeto de lei que institui indenização a ser paga pelas companhias aéreas aos usuários em casos de cancelamento, atraso de voos superior a duas horas e overbooking (venda de passagens além dos assentos disponíveis). Será ressarcido o valor integral do bilhete, mais 50%: a quantia terá de ser paga em dinheiro, cheque ou transferência bancária, até sete dias depois. Se a passagem tiver sido comprada no cartão, também fica garantida a devolução das parcelas. No caso de atrasos de voo superiores a duas horas, as companhias serão obrigadas a oferecer aos clientes alimentação, cartão telefônico, internet e acomodação. Empresários criticaram o projeto e alegam que ele contém “absurdos”. (págs. 1 e 29)

Para Lula, “povo não vivenciou a crise”

O presidente Lula rebateu ontem as críticas ao desempenho da economia em 2009, quando o país registrou queda de 0,2% no Produto Interno Bruto (PIB), a primeira desde 1992. Ao lado de Dilma, ele disse que “o povo não vivenciou a crise”, devido ao consumo. Entre novembro de 2008 e janeiro de 2009, foram perdidos 797 mil empregos. (págs. 1 e 30)

Entrevista
“A crise foi uma bênção para os partidários do Estado gordo” (José Roberto Mendonça de Barros, economista). (págs. 1 e 31)

PT: frustrado, dirigente deixa política
Secretário-geral do PT, o deputado federal José Eduardo Cardoso (SP) anunciou que não concorrerá este ano. Em carta ao partido, disse que o sucesso de uma campanha hoje depende de dinheiro, e não das ideias do candidato. (págs. 1 e 13)

Sem paz nem amor no Oriente Médio
Às vésperas da chegada do presidente Lula, Israel fechou a fronteira com a Cisjordânia, acirrando a tensão na área. Envolvido na polêmica dos dissidentes cubanos, Lula também enfrenta resistências à ideia de mediar o conflito entre israelenses e palestinos. (págs. 1 e 35)

Comentários

Related posts

Virgílio exige que Renan dê nome aos bois

Fábio Pannunzio

PMDB e PT fecham acordo para 2010

Brasil, paraíso de gangsters internacionais

Fábio Pannunzio

Leave a Comment