União pelo Rio
Governador convoca manifestação contra perda dos royalties. Entidades condenam corte
A revolta contra a decisão da Câmara de reduzir em R$ 5 bilhões a receita obtida com os royalties do petróleo se ampliou e gerou uma reação organizada. O movimento em defesa do Rio, liderado pelo governador Sérgio Cabral, une entidades como OAB, Clube de Engenharia, Firjan e ABIH em torno da proteção do futuro do estado. Cabral está organizando uma manifestação, no dia 17, como forma de pressionar o Senado a derrubar a decisão. (págs. 1, Tema do dia, A2 a A6)
Editorial – Contra a injustiça
A principal porta de entrada de turistas no Brasil, sede dos dois maiores eventos esportivos do planeta, tem o direito de usufruir do que a natureza a brindou. Esse episódio é um de uma série: assim como o ICMS do petróleo é arrecadado no destino, a receita com o turista que visita o Cristo é da União e assim por diante. A mobilização pelo futuro passa pela correção dessas injustiça. (pág. 1)
Após apagões, as desculpas
O presidente da Light, Jerson Kelman, pediu desculpas, ontem, pelos apagões que viraram rotina no verão carioca. Ele apontou a falta de investimentos entre os problemas causadores dos blecautes, assim como furtos de equipamentos e o aumento no consumo. Indenizações a clientes atingirão R$ 2,9 milhões. (págs. 1 e Cidade, A15)
Informe JB
A confiança de Serra no começo do jogo. (págs. 1 e A4)