Blog do Pannunzio

Crise política emperra votações na Câmara Legislativa do DF

Lilian Taha 

Luísa Medeiros

Os distritais só têm olhos para a Caixa de Pandora. Desde o início da operação da Polícia Federal e do Ministério Público, iniciada em novembro do ano passado, os deputados da Câmara Legislativa estão mergulhados no escândalo que desestabilizou a classe política no Distrito Federal. Parte deles na condição de protagonistas da crise e o outro grupo pressionado a punir os colegas citados no Inquérito nº 650 do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Juntos, os parlamentares do Legislativo local acumulam uma pilha de 570 projetos de lei prontos para serem votados em plenário, mas que estão fora da pauta em função do escândalo.

Em alguns casos, a demora pode causar prejuízos milionários ao andamento de projetos que interessam aos moradores da cidade, como as obras de integração do transporte público. No volume de serviço acumulado pelos distritais, estão paradas propostas das mais diferentes naturezas. Uma de interesse social, como a que institui o Código de Defesa do Contribuinte, outras polêmicas, entre as quais a que obriga a publicação, no Diário Oficial do DF, de um catálogo com os nomes e os números dos telefones celulares de quem ocupa cargo público no GDF e na Câmara.

Mas os maiores prejuízos que podem ser causados pela letargia do Legislativo estão vinculados a projetos que destinam crédito a obras viárias na capital. Há pelo menos dois que precisam ser votados até o fim do mês, sob pena de o governo perder a chance de retirar empréstimo em condições vantajosas no valor de R$ 69 milhões.

Um dos projetos reserva parte do dinheiro (R$ 27,6 milhões) para obras do Veículo Leve sobre Pneus (VLP), corredor de ônibus biarticulados que ligará as cidades do Gama e de Santa Maria e o Eixo Sul ao Plano Piloto. A outra proposta reserva outros R$ 28 milhões para a primeira etapa do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), com previsão de circulação na W3 Sul. E ainda R$ 13,4 milhões para a implantação do corredor de ônibus no trecho da Linha Verde, a EPTG.

Clique aqui para ler a íntegra no site do Correio

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