Blog do Pannunzio

Destaques dos jornais de hoje – Folha de S. Paulo

Foto legenda: Arrastão cubano
Integrantes do grupo Damas de Branco, que reúne mães e mulheres de prisioneiros políticos em Cuba, são detidas e arrastadas para dentro de 2 ônibus durante protesto em Havana; ferida, a líder do grupo, Laura Pollán, chamou a ação de ‘sequestro’ (págs. 1 e A14)

Dividido, Copom decide manter juro básico em 8,75% ao ano
O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) manteve o juro básico em 8,75% ao ano. Diferentemente do ocorrido nas cinco reuniões anteriores, a decisão não foi unânime: foram cinco votos pela manutenção e três pelo aumento.

Para analistas, é um sinal de que o juro subirá no final de abril, quando o Copom volta a se reunir. A taxa serve só como referência; na prática, ‘os juros da economia são bem maiores. (págs. 1 e B1)

Saldo de emprego formal tem melhor fevereiro da história
Foram criadas no mês 209.425 vagas com carteira assinada, afirma o Ministério do Trabalho; todos os setores contrataram mais do que demitiram. (págs. 1 e B4)

Ato por royalties do petróleo reúne cerca de 80 mil no Rio
Sob chuva e com a promessa de R$ 10, operários foram à manifestação convocada pelo governador Sérgio Cabral. Objetivo era reunir 150 mil. (págs. 1 e B6)

Concorrentes em licitação usam documento igual
Tradução juramentada feita a pedido da Norberto Odebrecht para habilitar-se a uma licitação do PAC no Complexo do Alemão, no Rio, também foi utilizada pelas concorrentes Andrade Gutierrez e Queiroz Galvão, informa Italo Nogueira.

As construtoras Odebrecht e Andrade Gutierrez negam ter partilhado o documento; a Queiroz Galvão não se pronunciou. (págs. 1 e A8)

Bairros ricos de SP têm taxa de suicídio maior
Estudo da USP com dados da prefeitura e do IBGE mostra que, de 1996 a 2005, áreas centrais de São Paulo tiveram o dobro da taxa de suicídios da periferia. Houve 4.275 mortes por suicídio no período. Para os pesquisadores, fatores como estado civil e isolamento ajudam a explicar os números. (págs. 1 e C9)

Editoriais
Leia “O valor da educação”; sobre o salário de professores; e
“Sabotagem israelense”, acerca das negociações de paz. (págs. 1 e A2)

Comentários

Related posts

Rio vence disputa com projeto mais caro entre finalistas

Fábio Pannunzio

Destaques dos jornais de hoje – Estadão

Airbus vai financiar buscas por caixas-pretas do voo 447

Leave a Comment