Blog do Pannunzio

Destaques dos jornais de hoje – Valor Ecônomico

“Risco X” afeta novo negócio de Eike Batista
O gigantismo dos negócios do empresário Eike Batista prejudicou a abertura de capital da quinta empresa do grupo EBX, a OSX. Analistas dizem que o receio de concentração excessiva das carteiras no “risco X”, letra que se repete nos nomes de todas as companhias criadas por Eike, deixou os investidores reticentes em aumentar ainda mais a exposição a esses projetos, que estão de alguma forma interligados. Além disso, o momento é ruim para as empresas estreantes na bolsa, já que nas quatro ofertas iniciais feitas em 2010 as companhias tiveram que reduzir o preço inicialmente previsto para venda de suas ações. (págs. 1 e D3)

EUA culpam Brasil e China por problemas na área comercial
Os EUA estão “demonizando” o Brasil e a China, acusando os dois países de causar dificuldades para o presidente Barack Obama na área comercial, revelam fontes com acesso direto aos negociadores americanos. Um amontoado de queixas em relação a Brasil e China foi o que mais ouviram autoridades que visitaram Washington recentemente. Dirigentes americanos teriam dado “os piores sinais possíveis” na área comercial.

Sobre o Brasil, o governo Obama alega que a retaliação no caso do algodão complica politicamente sua atuação no Congresso e enterraria de vez as tentativas da Casa Branca de retomar a negociação global em Genebra. Na próxima semana, os 153 países membros da OMC voltarão a examinar o que fazer em relação à combalida Rodada Doha de liberalização comercial, já que apenas os Estados Unidos estão bloqueando qualquer avanço. (págs. 1 e A16)

Nos seguros, vida média de 82 anos
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a Fenaprevi, que reúne as seguradoras que operam nos ramos de vida e previdência aberta, anunciam hoje a adoção da primeira tábua biométrica – que calcula a expectativa de vida e mortalidade da população – desenvolvida especialmente para o Brasil. Encomendada ao Departamento de Matemática Aplicada da UFRJ, ela aponta que o brasileiro vive em média 82 anos, mais que os 75 anos estimados pelo IBGE. (págs. 1 e C3)

Mais empregos
A economia brasileira registrou em fevereiro saldo de 109,4 mil empregos com carteira assinada, melhor resultado pata o mês na série histórica do Caged iniciada em 1992. Indústria e construção foram destaques. (págs. 1 e A7)

Indústria naval
O BNDES tem em carteira mais de R$18 bilhões em projetos na área naval voltados ao setor de petróleo e gás. Quanto maior o índice de nacionalização dos empreendimentos, menor é o custo dos financiamentos. (págs. 1 e B1)

Varig volta ao longo curso
A Varig, controlada pela Gol, prepara-se para voltar a voar para a Europa e os Estados Unidos. O retorno se dará por meio de voos fretados, que estão em negociação com operadoras de turismo, como a CVC. (págs. 1 e B6)

Santa Catarina ajusta o foco
Tradicional hospital da capital paulista, o Santa Catarina volta ao azul com foco no público de maior poder aquisitivo e planeja a construção de uma nova torre com capacidade para mais 130 leitos. (págs. 1 e B6)

‘Benchmark’ em xeque
Siderúgicas japonesas fecham contratos trimestrais para o preço do carvão coque com Rio Tinto e Teck Resources e aumentam a pressão sobre o sistema anual de preços do insumo e do minério de ferro. (págs. 1 e B10)

Usiminas compra carvão no spot
A Usiminas passará a comprar pelo menos 20% de suas necessidades de carvão mineral no mercado à vista, por meio de pregões eletrônicos. A primeira experiência foi feita na semana passada. (págs. 1 e B10)

Acordo Guarani-Copersucar
A partir de abril, a produção de etanol da Açúcar Guarani deverá ser comercializada pela Copersucar, que também assumiria a operação de etanol do controlador da Guarani, a francesa Tereos, na Europa. (págs. 1 e B16)

A Copa e a Bolsa
A Copa do Mundo pode contribuir para um bom desempenho da Bovespa neste ano. Estudo mostra que as ações brasileiras sobem mais após vitórias da seleção. (págs. 1, D1 e D2)

Ideias
Maria Inês Nassif: conta de partidos de oposição transfere para Minas a decisão na eleição presidencial. (págs. 1 e A11)

Ideias
Raquel Balarin: a nova tendência do Cade é o acordo judicial. (págs. 1 e A2)

Comentários

Related posts

Expulsão de servidores por corrupção bate recorde

Fábio Pannunzio

Namorado da neta de Sarney trabalha para Lobão no MME

Fábio Pannunzio

Deputado Jofran Frejat aceita ser vice da chapa de Roriz

Leave a Comment