Blog do Pannunzio

Mesmo sem regra definida, eleição indireta no DF já tem seu 1º candidato

Márcio Falcão

A Câmara Legislativa do Distrito Federal ainda não definiu a data nem os critérios da eleição indireta que vai escolher o novo governador e o vice, mas já tem uma candidatura. O corretor de imóveis e dirigente da entidade Política Sem Fronteiras, Darlan Rodrigues, quer substituir José Roberto Arruda (sem partido), que teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral local por desfiliação partidária.

Filiado ao PTB, Rodrigues afirmou que recebeu o apoio do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e se classifica como um “homem de bastidores”. O pré-candidato disse à Folha Online que tem condições de “colocar Brasília nos eixos”.

“Sei que é um mandato de seis meses e que o prazo é pouco, mas quem quer fazer sempre consegue, então, posso em seis meses o que eles não conseguiram nos últimos três anos”, afirmou.

Rodrigues disse que nunca disputou nenhum cargo no Distrito Federal e que se sentiu motivado diante das denúncias do esquema de arrecadação e pagamento de propina que envolve Arruda, o ex-vice-governador Paulo Octávio, deputados distritais e empresários. “É uma coisa impressionante, mas não me assusta porque eles sempre fizeram contratos sem licitação, sempre soubemos de irregularidades”, disse.

A Mesa Diretora da Câmara local se reúne nesta segunda-feira para discutir o calendário da eleição indireta, na qual são os parlamentares que votam. Os distritais têm até o dia 17 de abril para realizar o pleito.

A eleição indireta só será suspensa caso a defesa de Arruda, que promete entrar hoje com um recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), consiga reverter a cassação determinada pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Para realizar a eleição, os deputados ainda têm que votar em segundo turno uma emenda a Lei Orgânica do Distrito Federal que estabelece a eleição indireta adequando o texto à Constituição Federal. Pela lei orgânica, deveria ser respeitada uma linha sucessória, que passa pelo presidente da Câmara, vice-presidente da Câmara e chega ao presidente do Tribunal de Justiça Local.

Clique aqui para ler a íntegra no site da Folha

Comentários

Related posts

Pizza também para Arthur Virgílio

Fábio Pannunzio

Emergência nuclear: usina de Fukushima é evacuada. Dois reatores derreteram parcialmente

Fábio Pannunzio

Destaques dos jornais de hoje – O Globo

Leave a Comment