Pannunzio Comunicação – Blog do Pannunzio

Câmara marca para 17 de abril eleição indireta no Distrito Federal

Márcio Falcão

A Câmara Legislativa do Distrito Federal convocou para o dia 17 de abril a eleição indireta que vai escolher o novo governador para substituir José Roberto Arruda (sem partido) e o vice-governador no lugar de Paulo Octávio (sem partido).

De acordo com ato da Mesa Diretora publicado nesta quinta-feira, a posse do novo comando do GDF (Governo do Distrito Federal) será no dia 19 de abril para um mandato-tampão até o dia 31 de dezembro.

Pelas regras, os candidatos podem se inscrever até o dia 7 de abril e as chapas, com governador e vice-governador, precisam ser apresentadas pelos partidos, com cópia das atas. A escolha do novo governador será feita pelos 24 deputados distritais e a votação será aberta.

Segundo o ato, a eleição indireta se justifica pelo “momento político institucional singular porque passa o DF e necessidade de máxima transparência no encaminhamento de soluções para regularidade institucional”, afirma o documento.

Antes de realizar a eleição,a Câmara local vota em segundo turno, na próxima segunda-feira, uma emenda à Lei Orgânica do Distrito Federal que estabelece a eleição indireta adequando o texto à Constituição Federal. Pela lei orgânica, deveria ser respeitada uma linha sucessória, que passa pelo presidente da Câmara, vice-presidente da Câmara e chega ao presidente do Tribunal de Justiça Local.

Até agora, o único pré-candidato é o governador interino, Wilson Lima (PR). Ontem, em visita aos colegas, ele chegou a pedir votos indiretamente. “Eu sou oriundo dessa Casa e todo deputado distrital pode se candidatar. Eu sou candidato […] Eu sou da Câmara e como deputado é a Câmara que governa hoje o Distrito Federal”, disse.

Presidente da Câmara Legislativa, Lima assumiu o comando do Distrito Federal no dia 25 de fevereiro, após a renúncia de Paulo Octávio, que estava como chefe do Executivo depois que Arruda foi preso por determinação do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Clique aqui para ler a íntegra no site da Folha

Share the Post:

Join Our Newsletter