O Globo
O governador de São Paulo, José Serra, pré-candidato do PSDB à sucessão presidencial, abriu nove pontos de vantagem sobre a ministra Dilma Rousseff (PT), sua adversária na disputa. É o que mostra pesquisa Datafolha divulgada neste sábado pelo jornal “Folha de S.Paulo”.
De acordo com o levantamento, o tucano subiu quatro pontos em relação à sondagem anterior (32%), realizada em fevereiro, e aparece com 36% da preferência do eleitorado em março. Já Dilma, que tinha 28%, caiu um ponto percentual e registra agora 27%. É a primeira vez que a petista não apresenta crescimento na sua curva de intenção de votos.
No mesmo cenário, o deputado Ciro Gomes (PSB) apresenta 11% da preferência do eleitorado, contra 12% em fevereiro. A senadora Marina Silva (PV) manteve, por sua vez, os 8% da sondagem anterior. Indecisos, brancos e nulos somam 7%, enquanto 11% não souberam responder.
Com Ciro fora do páreo, a diferença entre Serra (40%) e Dilma (30%) sobe para 10 pontos, variação que está dentro da margem de erro – de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Já Marina alcança 10% das intenções de votos.
Nas simulações de segundo turno, a pesquisa também mostra a recuperação de Serra, que venceria hoje com 48% , contra 39% de Dilma. Em fevereiro, esses percentuais eram de 45% e 41%, respectivamente.
Já no quesito rejeição, os quatro principais adversários aparecem empatados no limite da margem de erro. Mas, numericamente, quem tem o pior índice é Ciro (26%), seguido por Serra (25%), Dilma (23%) e Marina (22%).
Clique aqui para ler a íntegra no site do O Globo