Blog do Pannunzio

Tentativa de deputado ficha-suja de calar blogueiros repercute no exterior

A investida judicial do deputado estadual José Geraldo Riva contra este Blog, o Prosa e Política e a Página do E começa a repercutir no exterior. Neste domingo, o site do Knight Center for Journalism in the Americas registrou a iniciativa do parlamentar mais processado do país, que acionou cível e criminalmente os editores das páginas eletrônicas.

O Knight Center for Journalism in the Americas, da Universidade do Texas em  Austin, EUA, monitora a liberdade de imprensa no Continente. Se você quiser ler o artigo na página eletrônica da Instituição, clique aqui. Abaixo, a transcrição integral do post.

 

O deputado estadual do Mato Grosso José Geraldo Riva entrou com uma ação judicial contra os blogueiros Adriana Vandoni e Enock Cavalcanti e o jornalista Fábio Pannunzio, da Bandeirantes, pedindo que sejam presos por publicarem difamações a seu respeito, informou o Portal Imprensa.

Uma decisão judicial de novembro de 2009 proíbe Adriana, do blog Prosa e Política e Enock, do Página do E, de citar o parlamentar em seus posts. Agora, o deputado quer que eles passem de seis a 11 anos na cadeia. Os dois blogs trazem um aviso que diz: “censurado”.

Fábio Pannunzio, blogueiro e jornalista da rede Bandeirantes, também é réu num processo em que o deputado pede 15 anos de prisão, informa o Portal Imprensa. Riva quer ainda uma indenização de R$ 2 milhões por uma matéria mencionando supostas relações suas com desembargadores do Tribunal de Justiça do Mato Grosso.

A blogueira Adriana Vandoni classificou a iniciativa do deputado como “um ato de intimidação”, relatou o Portal Imprensa. Pannunzio disse ao site que “sofreu pressão para não fazer a matéria, com todo o tipo de aceno indecente, inclusive com oferta de dinheiro”.

 

 

Related posts

Caça-fantasmas entram em ação no Senado

Fábio Pannunzio

Sessão conjunta em homenagem aos 10 anos do Ministério da Defesa começa… sem Sarney

Fábio Pannunzio

Petrobras vai lançar ações após aprovação de modelo de exploração do pré-sal

Leave a Comment