José Geraldo Riva, o maior ficha-suja do país, quer botar mais uma jornalista na cadeia. Desta vez, trata-se de Ana Angélica de Araújo Werneck, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso. A ação foi protocolada na Décima Vara Criminal de Cuiabá sob o número 47/2010. No mesmo processo pede novamente cadeia para o jornalista Enock Cavalcanti, editor da Página do E, onde Ana Agélica Wernck publicou o artigo “Os Últimos coronéis” (leia aqui), em que tece críticas à imprensa cuiabana pela falta de divulgação de uma das sentenças que o condenaram por improbidade administrativa.
Ana Angélica, que assina como Keka Werneck, é quarta jornalista processada criminalmente por Riva nos últimos dias. Os outros três são o próprio Enock Cavalcanti, a blogueira Adriana Vandoni, do Prosa e Política, e o editor deste Blog, Fábio Pannunzio.
A investida judicial tem por objetivo constranger profissionais de imprensa e blogueiros que tecem críticas ao deputado. Embora responda a 118 ações civis e penais e tenha quatro condenações contra si, Riva controla com mão de ferro a imprensa em seu estado — como é possível se depreender no próprio artigo de Keka Werneck.
Leia, a seguir, o artigo que dei ensejo ao processo.