Fernando de Barros e Silva: Omissão do poder público em SP e no RJ é criminosa
Enquanto São Paulo empurra seus pobres para as bordas da metrópole, no Rio, a pobreza também despenca sobre a zona sul.
Nos dois casos, a omissão do poder público é criminosa, e ninguém se interessa muito desde que não seja incomodado: Jardim Pantanal (SP) e morro dos Prazeres (Rio) são fraturas expostas de um único drama. (págs. 1 e A2)
Foto legenda: No Instituto Médico Legal da Leopoldina (Rio), Davi Amâncio Jr., 27, lamenta a morte de parente em deslizamento em Niterói
Professores encerram greve de 1 mês sem obter reajuste
Os professores da rede estadual de SP encerraram a greve iniciada há um mês sem conseguir nenhuma das reivindicações – a principal era de reajuste de 34,3%. O movimento, dirigido por entidades ligadas ao PT, termina depois de José Serra (PSDB) deixar o governo para concorrer à Presidência.
Houve divisão na assembleia que definiu o fim da paralisação. A presidente da Apeoesp teve de deixar a reunião escoltada. (págs. 1 e C8)
Vacina da gripe A chega a clínicas na próxima semana (págs. 1 e C10)
Preço de alimento sobe e puxa alta da inflação
Pressionado por forte alta dos alimentos, que responderam por 67% do seu resultado, o IPCA ficou em 0,52% no mês passado. No trimestre, ele subiu 2,06%, maior taxa para o período desde 2003. Em 12 meses, o índice acumula variação de 5,17%, acima do centro da meta do governo, de 4,5%. (págs. 1 e B4)
Supremo rejeita incluir Lula como réu do mensalão
O Supremo Tribunal Federal rejeitou ontem por unanimidade 13 pedidos da defesa do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) no processo do mensalão do PT, entre eles o de incluir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre os réus.
Para o STF, o advogado de Jefferson tenta “tumultuar” o caso para inviabilizar o julgamento. Ele disse que não será “intimidado”. (págs. 1 e A7)
Iberia e British Airways criam 5ª maior empresa aérea do mundo
A companhia espanhola e a inglesa formalizaram união, que precisa do aval da Comissão Europeia; empresas têm 29 voos semanais para o Brasil. (págs. 1 e B10)
Editoriais
Leia “Jogo de cena”, acerca do projeto dos ‘fichas-sujas’; e
“Fisiologismo criminoso”, sobre verbas contra desastres. (págs. 1 e A2)