Terremoto na China derruba cidade e mata mais de 500
Um terremoto de 7,1 graus na escala Richter atingiu a Província de Qinghai, sudoeste da China, e o número de mortos até o fechamento desta edição estava em 589. Equipes de resgate lutavam ontem contra a altitude, a dificuldade de acesso e o frio para tentar salvar soterrados. A cidade mais atingida foi Yushu, onde, segundo a agência oficial Nova China, 85% das casas e 70% das escolas foram destruídas. Houve 18 tremores secundários. (págs. 1 e Internacional A15 e A16)
Vítimas
230 mil pessoas morreram neste ano, em todo o mundo, por causa de terremotos
Foto legenda: Tragédia. Socorristas carregam mulher ferida durante terremoto no noroeste da China, próximo ao Tibete
Gilmar diz não se arrepender ‘de nada’ sobre gestão no STF
A nove dias de deixar a presidência do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes fez ao Estado um balanço de sua polêmica atuação citando música de Edith Piaf: “Eu não me arrependo de nada”. Acusado de ser a “oposição no STF”, Gilmar diz que o tribunal, sob sua presidência, contribuiu para a “consolidação do estado de direito” no País, contendo abusos, e ajudou o governo Lula a “se aproximar mais do modelo de Estado constitucional”. (págs. 1 e Nacional A10)
Gilmar Mendes
Presidente do STF
“Lamento o Judiciário não ter ajudado em uma coisa: a manter os cubanos no Brasil.”
Para O’Neill, inflação desafia Brics
O economista Jim O’Neill, criador do termo “Brics”, disse ao Estado que o desafio desses países (Brasil, Rússia, índia e China) é a inflação. Para ele, é difícil que o acrônimo se torne um bloco, por divergências significativas. Os Brics se reúnem amanhã, em Brasília. (págs. 1 e Economia B11)
Bullying, no Brasil, ocorre na sala de aula
Pesquisa nacional sobre o bullying – agressões físicas ou verbais recorrentes nas escolas – mostrou que a maior parte dos casos (21%) ocorre dentro das salas de aula, mesmo com o professor presente. O estudo sugere que a escola é passiva ante a violência dos alunos. (págs. 1 e Vida A21)
Foto legenda: Com aula, sem casa
Desabrigados que estão alojados em escola no Morro do Borel protestaram porque as aulas recomeçaram sem que o caso deles fosse resolvido. (págs. 1 e Cidades C4)
Escuta ilegal faz EUA retaliar Colômbia (págs. 1 e Internacional A18)
Rio receberá licença para aumentar dívida (págs. 1 e Direto da Fonte D2)
Demétrio Magnoli: O túmulo de Tancredo
A peregrinação de Dilma se situa entre a esquizofrenia e o distúrbio bipolar. (págs. 1 e Espaço Aberto A2)
Celso Ming: Reinvenção da pólvora
Brics podem ter algum sentido estratégico que, no momento, ninguém prevê. (págs. 1 e Economia B2)
Notas & Informações: O risco da bomba do terror
A cúpula nuclear representou um progresso. (págs. 1 e A3)