Blog do Pannunzio

Ministério Público recomenda multa a Lula por propaganda antecipada

Gabriela Guerreiro

O Ministério Público Eleitoral recomendou esta semana ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) uma nova aplicação de multa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por propaganda eleitoral antecipada. No parecer, a vice-procuradora geral eleitoral, Sandra Curau, afirma que Lula deve ser multado porque se aproveitou de um ato público para defender a candidatura de Dilma Rousseff (PT) ao Palácio do Planalto durante visita a Fortaleza, em setembro de 2009.

“Constata-se que a propaganda não está realizada de modo direto ou explícito, mas de forma disfarçada ou dissimulada, onde seu autor procure habilmente divulgar a candidatura com burla ao dispositivo legal”, afirma a vice-procuradora.

O parecer de Sandra Curado refere-se à ação protocolada pelo PPS no TSE contra Lula e Dilma por propaganda antecipada durante lançamento de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em Fortaleza. O partido acusa Lula de ter feito campanha antecipada ao conceder entrevista a um rádio de Fortaleza em favor de Dilma, em setembro do ano passado.

O TSE ainda vai julgar a ação do PPS, mas a orientação do Ministério Público Eleitoral é no sentido de aplicar multa a Lula e Dilma. Pela legislação, a multa pode ser fixada entre R$ 5 mil e R$ 25 mil de acordo com a gravidade da propaganda antecipada, ou mesmo no valor da publicidade paga pelo agente político –em caso de distribuição de material eleitoral ou veiculação publicitária na mídia.

“Constitui ato legítimo a realização de discurso oficial para a divulgação de obras. Antes do discurso oficial, porém, o presidente concedeu entrevista de conteúdo nitidamente eleitoral”, afirma a vice-procuradora na representação.

Na entrevista, Lula defendeu continuidade do seu governo ao afirmar que o povo brasileiro “não pode arriscar a vontade de alguém que não dê continuidade às coisas que estão sendo feitas nesse país” e que a base aliada do governo “vai ganhar as eleições”.

Clique aqui para ler a íntegra no site da Folha

Comentários

Related posts

Destaques dos jornais de hoje – Folha de S. Paulo

Collor aceita. Governo só deve confirmar indicados mais tarde

Fábio Pannunzio

Até tu, Garibaldi?

Leave a Comment