Blog do Pannunzio

Destaques dos jornais de hoje – Folha de S. Paulo

Renda no Brasil volta a subir no ritmo pré-crise
Melhora está mais ligada ao rendimento do trabalho do que a programas como o Bolsa Família, diz analista

No ano eleitoral de 2010, o aumento da renda no Brasil retomou os níveis anteriores à crise de 2009, e o poder de compra das famílias atingiu o maior patamar em uma década e meia. Além disso, a proporção de brasileiros abaixo da linha da miséria caiu 43% em 15 anos. Estima-se que o país tenha hoje 30 milhões de miseráveis sobrevivendo com R$ 137 ao mês. Para especialistas, porém, ele seriam mais de 50 milhões se a velocidade de diminuição da pobreza não tivesse se acelerado nos últimos sete anos. “A melhora hoje é muito mais sustentável, pois está apoiada mais na renda do trabalho”, afirma Marcelo Neri, da FGV. Na média da década, esse fator explica 67% da redução da desigualdade; o Bolsa Família responde por só 17%. (págs. 1 e A13)

Classe C agora compra mais supérfluos e itens saudáveis
A classe C tem incluído mais supérfluos nas compras. Segundo a Nielsen, mais famílias têm adquirido itens como sopas instantâneas, fraldas descartáveis, água mineral e chás, produtos que economizam tempo de trabalho em casa ou itens, que transmitem a ideia de vida saudável. Em 2009, o valor em consumo da classe C cresceu 17%, calculou a Kantar Worldpanel. (págs. 1 e B7)

Serra e Dilma levam disputa para o Twitter
Levantamento feito a pedido da Folha mostra que a disputa entre PSDB e PT no microblog Twitter apresenta números favoráveis para os dois lados. José Serra lidera em total de seguidores, com mais de 200 mil. Dilma Rousseff, que passou dos 27 mil, recebe mais mensagens positivas. (págs. 1 e A15)

Comentários

Related posts

Destaques dos jornais de hoje – Correio Braziliense

Procuradoria pede abertura de inquérito na PM para apurar violência policial em protesto de manifestantes contra Arruda

Relatório aponta que diretor fraudou sistema de crédito no Senado

Fábio Pannunzio

Leave a Comment